Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6561
Título: Estudo aproximativo do caráter e da função das produções e expressões artístico-culturais das arpilleras a partir das articulações do MAB em Minas Gerais.
Autor(es): Costa, Julia Cristine Moreira da
Orientador(es): Silva, Marlon Garcia da
Membros da banca: Bertollo, Kathiuça
Perez, Davi Machado
Silva, Marlon Garcia da
Palavras-chave: Arpilleras
Arte
Mineração a céu aberto
Movimentos sociais
Serviço social
Data do documento: 2024
Referência: COSTA, Julia Cristine Moreira da. Estudo aproximativo do caráter e da função das produções e expressões artístico-culturais das arpilleras a partir das articulações do MAB em Minas Gerais. 2024. 77 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) -Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Resumo: A presente pesquisa consiste no Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde o principal interesse consistiu na investigação do caráter das produções dos bordados de Arpilleras. O principal objeto de intervenção do Serviço Social é a “questão social” e suas mais diversas expressões, que surgem no modo de produção capitalista através da contradição capital x trabalho. Por meio da exploração da força de trabalho são gerados efeitos da alienação e do fetichismo, através do avanço desenfreado do capitalismo que permeia as relações sociais, de modo que até a compreensão subjetiva de cada indivíduo se dá constantemente atrelada a ele. O ser social, através de seus avanços permeados pelas relações de transição e salto em relação ao ser orgânico, através do trabalho e da sociabilidade, desenvolve a capacidade de produção e fruição artística. Assim Lukács aponta que existe uma estrutura categorial especificamente estética e artística, que quando realizada permite a tomada de consciência de si do humano, e leva à contribuição para os processos de desfetichização, por meio das interações entre vida cotidiana e arte. Sendo assim, a presente pesquisa dialoga com György Lukács buscando identificar uma possível estrutura categorial estética e artística presente nas produções e expressões artístico- culturais das Arpilleras, que podem ser identificadas inicialmente articuladas a um movimento social partindo da prática de bordados que marcam reflexões, lutas e resistências originalmente travadas predominantemente por mulheres chilenas durante a ditadura de Augusto Pinochet, desde o início dos anos 1970, no Chile. As Arpilleras repercutiram na América Latina e no Brasil em produções e expressões nos bordados, trazendo por exemplo, o contexto da mineração extrativista, de lutas e resistências de mulheres atingidas por barragens e organizadas em movimentos sociais como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Neste âmbito o objetivo da pesquisa consistiu em indagar e investigar o caráter dessas produções e expressões culturais na particularidade da realidade brasileira e mineira, buscando identificar as estruturas categoriais conformantes do estético e do artístico, identificando a importância dessas produções para a práxis profissional de assistentes sociais nas ações de desfetichização, em alinhamento com o projeto ético político do Serviço Social no Brasil.
Resumo em outra língua: Esta investigación es el proyecto final del curso de Trabajo Social de la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP), en el que el principal interés era investigar la naturaleza del bordado de Arpilleras. El principal objeto de intervención del Servicio Social es la "cuestión social" y sus más diversas expresiones, que surgen en el modo de producción capitalista a través de la contradicción entre capital y trabajo. A través de la explotación de la fuerza de trabajo, se generan los efectos de la alienación y el fetichismo a través del avance desenfrenado del capitalismo que permea las relaciones sociales, de tal manera que incluso la comprensión subjetiva de cada individuo está constantemente ligada a él. El ser social, a través de sus avances permeados por relaciones de transición y salto en relación al ser orgánico, a través del trabajo y la sociabilidad, desarrolla la capacidad de producción y disfrute artístico. Lukács señala así que existe una estructura categorial específicamente estética y artística que, cuando se realiza, permite al ser humano tomar conciencia de sí mismo y contribuye a los procesos de desfetichización a través de las interacciones entre la vida cotidiana y el arte. Así, esta investigación dialoga con György Lukács en el intento de identificar una posible estructura categorial estética y artística presente en las producciones y expresiones artístico-culturales de las Arpilleras, que inicialmente pueden ser identificadas como parte de un movimiento social basado en la práctica del bordado que marca reflexiones, luchas y resistencias originalmente libradas predominantemente por mujeres chilenas durante la dictadura de Augusto Pinochet, desde principios de la década de 1970 en Chile. Las Arpilleras han tenido repercusiones en América Latina y Brasil en términos de producción y expresión del bordado, incorporando, por ejemplo, el contexto de la minería extractiva y las luchas y resistencias de las mujeres afectadas por represas y organizadas en movimientos sociales como el Movimiento de Afectados por Represas (MAB). En este contexto, el objetivo de la investigación fue investigar el carácter de estas producciones y expresiones culturales en la realidad particular de Brasil y de Minas Gerais, buscando identificar las estructuras categoriales que configuran lo estético y lo artístico, identificando la importancia de estas producciones para la praxis profesional de los trabajadores sociales en acciones de desfetichización, en consonancia con el proyecto ético y político del Trabajo Social en Brasil.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6561
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoAproximativoCarater.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.