Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6372
Título: Estrutura da produção agropecuária e desigualdade na distribuição da propriedade da terra no Rio Grande do Sul em 1920.
Autor(es): Albuquerque, Renato Santos de
Orientador(es): Ferreira, Luiz Mateus da Silva
Membros da banca: Redivo, André da Silva
Oliveira, André Mourthé de
Ferreira, Luiz Mateus da Silva
Palavras-chave: Agricultura
Administração agrícola
Agricultura - história
Agropecuária
Data do documento: 2023
Referência: ALBUQUERQUE, Renato Santos de. Estrutura da produção agropecuária e desigualdade na distribuição da propriedade da terra no Rio Grande do Sul em 1920. 2023. 66 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Este trabalho oferece informações e estatísticas que permitem avaliar a desigualdade na distribuição da propriedade da terra e a diversificação da produção agropecuária no Rio Grande do Sul em 1920, estado que, nessa época, era considerado o “Celeiro do Brasil”. A principal fonte utilizada nesta pesquisa foi o censo agropecuário do Brasil de 1920. Com o objetivo verificar a relação entre colonização, desigualdade entre proprietários de terra e diversificação na produção agropecuária no estado sul-rio-grandense, foram estimados indicadores que permitem avaliar a concentração fundiária, a diversificação na agricultura e a especialização produtiva agropecuária regional e estadual no Rio Grande do Sul naquele ano. Os resultados encontrados revelam que, em 1920, apesar da importância da atividade pecuária, a produção agrícola sul-rio-grandense era relativamente diversificada e baseada em gêneros destinados ao abastecimento do mercado interno. Os resultados obtidos ainda demostram que, embora as pequenas e médias propriedades representassem a maior parte dos imóveis rurais recenseados no estado gaúcho, a desigualdade na distribuição da propriedade fundiária no Rio Grande do Sul era relativamente elevada em 1920. Além disso, verificou-se que quanto maior a importância da criação pecuária de bovinos e ovinos na economia das regiões do estado sul-rio grandense da época, menor a área agrícola cultivada e, consequentemente, menor o grau de diversificação na agricultura regional do Rio Grande do Sul. Ao que tudo indica, essa relação está associada ao modelo inicial de colonização e formação econômica regional do estado gaúcho.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6372
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstruturaProduçaoAgropecuaria.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.