Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6351
Título: Análise morfoestrutural do escalonamento entre os Platôs Viçosa e Ubá, região Sudeste de Minas Gerais.
Autor(es): Santos, Alice Silva
Orientador(es): Souza, Maria Eugênia Silva de
Medeiros Júnior, Edgar Batista de
Membros da banca: Souza, Maria Eugênia Silva de
Serrano, Paula Mendes
Santos, Cláudia
Palavras-chave: Geologia estrutural
Geomorfologia
Orógeno Araçuaí - MG
Data do documento: 2023
Referência: SANTOS, Alice Silva. Análise morfoestrutural do escalonamento entre os Platôs Viçosa e Ubá, região Sudeste de Minas Gerais. 2023. 40 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: As cidades Viçosa, ao norte, e Ubá, ao sul, na região sudeste de Minas Gerais estão inseridas em respectivos platôs homônimos. Nessa região, há formações geológicas que datam desde o Paleoproterozoico até o Neoproterozoico, todas relacionadas ao contexto litoestrutural da Província Mantiqueira. Especificamente, destacam-se as unidades do sistema orogênico Araçuaí-Ribeira, como os Complexos Juiz de Fora e Mantiqueira. As rochas presentes nessa área são associadas a grandes falhas e escarpas topográficas, que marcam a divisão entre as bacias hidrográficas dos rios Doce e Paraíba do Sul. Essa divisão é caracterizada por uma orientação predominante leste-oeste a leste-nordeste a oeste-sudoeste e limita os platôs de Viçosa e Ubá. Além disso, a oeste, encontramos o Grande Escarpamento, e a leste, a Serra de Boa Vista e a Zona de Cisalhamento Abre Campo. É importante notar que essas estruturas topográficas acentuadas não estão necessariamente relacionadas a mudanças litológicas. Em vez disso, elas refletem a influência de estruturas tectônicas que desempenharam um papel crucial no controle e na formação da paisagem local. O Platô Ubá demonstra uma provável maior rigidez crustal em comparação ao Platô Viçosa, com uma morfologia menos acidentada. Isso pode ser atribuído à diferença na resistência à deformação dos litotipos dos Complexos Mantiqueira e Juiz de Fora. O Complexo Juiz de Fora, em particular, mostra-se menos resistente à deformação em comparação ao Complexo Mantiqueira. A resistência à deformação é notável principalmente nas rochas máficas, que não exibem sinais de foliação em seus núcleos e mantêm suas características ígneas originais, com no máximo uma orientação mineral. Já as rochas félsicas são mais suscetíveis à deformação, apresentando foliação em todos os afloramentos. Através da análise dos lineamentos, notam-se duas direções preferenciais: NNE e NNW. O Platô Viçosa é mais influenciado pelos lineamentos NNE, enquanto o Platô Ubá pelos lineamentos NNW. O Platô Viçosa é particularmente influenciado pela Zona de Cisalhamento Abre Campo e Ponte Nova, enquanto o Platô Ubá exibe ambos os tipos de lineamentos. As direções NNE são mais antigas que as NNE, confirmadas pelos veios de quartzo que cortam as foliações NNW. Tais características resultam da influência de uma zona de acomodação no Platô Ubá. As Zonas de Cisalhamento Abre Campo e Ponte Nova desempenham um papel crucial na região, mas o Platô Ubá é especialmente afetado por uma zona de acomodação, onde os lineamentos NNE surgem como uma compensação ao esforço estrutural direcionado para NNW. Dessa foram, os controles estruturais desempenham um papel significativo na modelagem do relevo na área de estudo. As litologias são semelhantes nos dois platôs, e, portanto, a diferença de relevo não é atribuída à composição das rochas, mas sim aos controles estruturais, com destaque para a zona de acomodação influenciada pelas Zonas de Cisalhamento Abre Campo e Ponte Nova.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6351
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseMorfoestruturalEscalonamento.pdf7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.