Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6153
Título: Análise efeitos gerados devido à aprovação de projeto de lei número 14.300 de 2022 para a geração distribuída.
Autor(es): Furiati Junior, Paulo César Soares
Orientador(es): Rodrigues, Welbert Alves
Membros da banca: Rodrigues, Welbert Alves
Zvietcovich, Wilingthon Guerra
Baracho, Francisco Ricardo Abrantes Couy
Palavras-chave: Energia elétrica - consumidores
Geração de energia fotovoltaica
Geração distribuída de energia elétrica
Serviços de eletricidade - legislação
Serviços de eletricidade - tarifas
Data do documento: 2023
Referência: FURIATI JUNIOR, Paulo César Soares. Análise efeitos gerados devido à aprovação de projeto de lei número 14.300 de 2022 para a geração distribuída. 2023. 35 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2023.
Resumo: A aprovação da Resolução Normativa (RN) 482 em 2012 pela ANEEL foi o que levou o grande crescimento dos investimentos em Geração Distribuída(GD), no país, pois ga rantiu segurança aos investidores e também possibilitou a entrada de pequenos e médios produtores no mercado. A alteração dessa norma, tem um impacto direto na viabilidade do investimento para os produtores de energia. O presente trabalho tem a intenção de realizar um estudo sobre o impacto gerado, do ponto de vista financeiro ao consumidor, a partir da alteração da RN 482/2012, que impulsionou a criação de uma nova Lei, e qual será o impacto para os consumidores que optarem por fazer um investimento em um sistema de GD fotovoltaica em sua residência. O estudo foca nas alterações que estão propostas e como elas impactam um grupo espe cífico de consumidores e o Brasil como um todo, por considerar os inúmeros benefícios inerentes a ter uma matriz energética renovável, limpa e sustentável. Será feita também uma análise de viabilidade de investimento para as alternativas que foram propostas e como esse investimento se encontra caso seja feito nos moldes atuais, com a Lei já em vigor. Podendo assim identificar os impactos que a Lei 14.300 nos trará.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6153
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseEfeitosGerados.pdf7,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.