Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5996
Título: Projeto e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de questões dinâmicas para o ensino de programação de computadores.
Autor(es): Mendonça, Tiago Sardi
Orientador(es): Fortes, Reinaldo Silva
Membros da banca: Silva, Pedro Henrique Lopes
Silva, Guilherme Augusto Lopes
Fortes, Reinaldo Silva
Palavras-chave: Programação
Plataforma
Computação
Data do documento: 2023
Referência: MENDONÇA, Tiago Sardi. Projeto e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de questões dinâmicas para o ensino de programação de computadores.. 2023. 60 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A disciplina de introdução à programação de computadores é essencial em inúmeros cursos de engenharia e outras áreas de exatas. Por isso, ela está inclusa em um conjunto significativo de cursos. O professor encarregado por essa matéria necessita de um tempo significativo para elaborar e corrigir as questões práticas por conta da alta demanda. Além disso, as estatísticas comprovam que o desempenho dos alunos nessa disciplina é baixo. Para solucionar parte desses problemas, um sistema online foi criado para que o aluno pudesse interagir com tarefas de questões e com o recurso de um corretor automático para que pudesse corrigir as questões rapidamente. No entanto, a plataforma carecia de um módulo que gerasse questões distintas para cada aluno, tornando as tarefas mais personalizadas. Diante dessa necessi- dade, este trabalho surgiu para a implementação de um módulo capaz de gerar uma infinidade de questões únicas, com o objetivo de aprimorar a plataforma e auxiliar os professores na criação de tarefas dinâmicas.
Resumo em outra língua: The subject of introduction to computer programming is essential in many engineering courses and other exact areas. Therefore, it is included in a significant set of courses. The teacher in charge of this subject needs a significant amount of time to prepare and correct the practical questions due to the high demand. In addition, statistics prove that student performance in this subject is low. To solve part of these problems, an online system was created so that the student could interact with question tasks and with the feature of an automatic corrector so that he could quickly correct the questions. However, the platform lacked a module that generated different questions for each student, making the tasks more personalized. Faced with this need, this work emerged for the implementation of a module capable of generating a multitude of unique questions, with the objective of improving the platform and helping teachers in the creation of dynamic tasks.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5996
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ ProjetoDesenvolvimentoPlataforma.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons