Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5929
Título: Análise química por EDS e LA-MC-ICP-MS em amostras de feldspato do complexo intrusivo Várzea Alegre, Espírito Santo (Orógeno Araçuaí - Província Pegmatítica Oriental do Brasil).
Autor(es): Paiva, Ludmila Silveira
Orientador(es): Costa, Flávia Compassi da
Membros da banca: Costa, Flávia Compassi da
Graça, Leonardo Martins
Marques, Rodson de Abreu
Palavras-chave: Pegmatitos
Feldspato
Geoquímica
Data do documento: 2023
Referência: PAIVA, Ludmila Silveira. Análise química por EDS e LA-MC-ICP-MS em amostras de feldspato do complexo intrusivo Várzea Alegre, Espírito Santo (Orógeno Araçuaí - Província Pegmatítica Oriental do Brasil). 2023. 113 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a caracterização química de feldspatos oriundos de pegmatitos, que estão encaixados em rochas do Complexo Intrusivo Várzea Alegre. Foi feita a montagem de uma pastilha com 11 fragmentos dos grãos de feldspatos, que foram analisados via microscopia eletrônica de varredura (MEV) para a quantificação da composição química, posteriormente foi utilizado LA-MC-ICP-MS, laser ablation multicoletor Inductively coupled plasma Mass spectometry, em que foram analisados os dados de elementos traços nas amostras. Os programas Origin e Corel Draw foram utilizados para o tratamento dos dados e elaboração dos gráficos que, apresentam o tipo de feldspato que foi analisado para melhor poder compará-lo com os outros tipos de pegmatitos da Fazenda Concórdia e São Domingos (Espírito Santo), dos pegmatitos do Campo de Marilac (Minas Gerais) e do pegmatito Tanco (Canadá). Nos resultados de MEV buscou-se apresentar os dados de composição química dos elementos maiores e menores dos cristais de feldspato. Com base na média dos feldspatos encontrados há a presença predominante de K-feldspato (microclínio/ortoclásio) e albita. Ao avaliar a química dos elementos traços esses feldspatos possuem um grau de fracionamento baixo. Logo, esses feldspatos são pouco evoluídos quimicamente e como resultado a sua mineralização será direcionada para feldspato de uso industrial e berilo, variedade água marinha de modo ocasional.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5929
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnaliseQuímicaEDS.pdf6,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons