Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5814
Título: Resolução do problema integrado de carregamento e roteamento de veículos com frota heterogênea por meio de métodos meta-heurísticos.
Autor(es): Marciano, Ítala Carla
Orientador(es): Gomes Júnior, Aloísio de Castro
Gomes, Helton Cristiano
Membros da banca: Gomes Júnior, Aloísio de Castro
Gomes, Helton Cristiano
Silva, Cristiano Luís Turbino de França e
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Logística
Programação linear
Roteamento e carregamento de veículos
Data do documento: 2023
Referência: MARCIANO, Ítala Carla. Resolução do problema integrado de carregamento e roteamento de veículos com frota heterogênea por meio de métodos meta-heurísticos. 2023. 32 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Diante do cenário cada vez mais atual de alta conectividade e de tempos de resposta cada vez mais curtos, as organizações, para se manterem ao nível de competitividade do mercado, precisam estudar não somente as melhores formas produtivas para o seu modelo de negócio, mas também as melhores maneiras de gestão da cadeia de suprimentos e estratégias que melhorem as suas atividades logísticas e operacionais. Por ser a atividade logística que absorve maior porcentagem dos custos, o transporte pode ser considerado uma área fundamental nas decisões do mix logístico, que após os impactos da pandemia de COVID-19 teve um aumento crescente de demanda advinda do crescimento dos e-commerce. No caso das atividades de distribuição, um dos problemas mais conhecidos e utilizados é o Problema de Roteamento de Veículos (PRV), que é também um dos mais clássicos da otimização combinatória. Estre trabalho se propõem a junto do PRV a utilização do Problema de Carregamento de Veículos (PCV), formando o Problema Integrado de Carregamento e Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea (PICRVFH), considerando a utilização de frota de caminhões com diferentes capacidades de peso e volume, buscando a melhor maneira de distribuição de carga entre os veículos para que a rota seja a menor possível. O sistema computacional foi desenvolvido em linguagem Python baseado no método meta-heurístico Iterated Local Search (ILS). Para validação do sistema foram utilizadas 41 instâncias-testes criadas pela equipe envolvida no projeto. O sistema foi validado pelo método exato, que demonstra a capacidade do modelo proposto de atingir boas soluções em um tempo de processamento considerado aceitável para a tomada de decisões.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5814
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ResoluçãoProblemaIntegrado.pdf766,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons