Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5663
Título: Business Intelligence para gestão de negócios : estudo de caso do uso de ferramentas da engenharia da informação para o planejamento e controle de estoques de uma usina siderúrgica.
Autor(es): Faria, Airton Siqueira
Orientador(es): Gomes, Helton Cristiano
Membros da banca: Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Silva, Cristiano Luís Turbino de França e
Gomes, Helton Cristiano
Palavras-chave: Business Intelligence
Serviços de informação empresarial
Administração de empresas - planejamento estratégico
Data do documento: 2023
Referência: FARIA, Airton Siqueira. Business Intelligence para gestão de negócios: estudo de caso do uso de ferramentas da engenharia da informação para o planejamento e controle de estoques de uma usina siderúrgica. 2023. 50 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A gestão empresarial vem se tornando cada vez mais orientada a dados e as ferramentas de Business Intelligence são grandes aliadas no planejamento estratégico das companhias. Este trabalho propõe um estudo de caso que busca aplicar os conceitos de engenharia da informação para gestão estratégica de negócios, lançando mão de técnicas e ferramentas de coleta, manipulação e análise de dados para extração de informações relevantes aos processos de abastecimento de matérias primas em uma usina siderúrgica do estado de Minas Gerais. O mesmo busca embasar as tomadas de decisões de forma rápida, preditiva e eficaz para a obtenção de sucesso e sustentabilidade das organizações num cenário competitivo, dinâmico e globalizado.
Resumo em outra língua: The business management has become increasingly data-driven and the business intelligence methodologies are great allies in the strategic planning of companies. This work proposes a case study that seeks to apply the concepts of information engineering for strategic business management, making use of techniques and tools for collecting, manipulating and analysing data to extract relevant information to the processes of raw material supply in a steel mill in the state of Minas Gerais. It seeks to support decision making in a fast, predictive and effective way to obtain success and sustainability of organizations in a competitive, dynamic and globalized scenario.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5663
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_BussinessIntelligenceGestão.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons