Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5639
Título: “Guerra de posição” na mineração extrativista : uma análise das matérias do jornal Pastoral da Arquidiocese de Mariana-MG sobre o tema no período 2015-2022.
Autor(es): Rodrigues, Weslley Wallace
Orientador(es): Silva, Marlon Garcia da
Membros da banca: Mayer, André Luiz Monteiro
Bertollo, Kathiuça
Horácio, Heiberle Hirsgberg
Palavras-chave: Igreja Católica - Arquidiocese de Mariana - MG
Marxismo e literatura
Mineração a céu aberto
Religião
Data do documento: 2023
Referência: RODRIGUES, Weslley Wallace. “Guerra de posição” na mineração extrativista: uma análise das matérias do jornal Pastoral da Arquidiocese de Mariana-MG sobre o tema no período 2015-2022. 2023. 68 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: No presente trabalho, buscamos pesquisar as posições da Arquidiocese de Mariana frente à mineração extrativista, na sua região de abrangência, delimitando para análise matérias do Jornal Pastoral, editado pela Arquidiocese, tratando da temática da mineração no período de dezembro de 2015 até o fim de 2022. Além disso, retomamos algumas categorias de Gramsci com o objetivo de desenvolver e provocar reflexões sobre as posições da arquidiocese diante da economia, da sociedade, da política, das lutas e das “guerras de posição” travadas na sociedade civil, nesse território da mineração extrativista. O intuito é também provocar reflexões sobre o quanto a mineração impacta o modo de vida das pessoas, e qual tem sido o papel da religião, da Igreja e da Arquidiocese frente a isso.
Resumo em outra língua: En el presente trabajo buscamos investigar las posturas de la Arquidiócesis de Mariana frente a la minería extractiva en su región de influencia, delimitando para el análisis artículos del Periódico Pastoral, editado por la Arquidiócesis, que aborden el tema minero en el periodo comprendido entre diciembre de 2015 y finales de 2022. Además, retomamos algunas categorías de Gramsci con el objetivo de desarrollar y provocar reflexiones sobre el papel de estos materiales en la economía, la sociedad, la política, las luchas y "guerras de posición" libradas en la sociedad civil, en este territorio de la minería extractiva. También se pretende provocar la reflexión sobre cómo la minería impacta en el modo de vida de las personas, y cuál ha sido el papel de la religión al respecto.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5639
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GuerraPosiçãoMineração.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons