Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5635
Título: Elaboração de material didático para ensino de pleiotropia na Educação Superior
Autor(es): Fonseca, Isabela Drumond
Orientador(es): Cruz, Izinara Rosse da
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Membros da banca: Cruz, Izinara Rosse da
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Moreira, Patrícia de Abreu
Costa, Fernanda de Jesus
Palavras-chave: Pleiotropia - genetica
Ensino superior
Bioinformática
Caderno temático
Data do documento: 2023
Referência: FONSECA, Isabela Drumond. Elaboração de material didático para ensino de pleiotropia na Educação Superior. 2023. 109 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Com a conclusão do Projeto Genoma Humano, foi possível observar que várias de nossas características são influenciadas por mais de um gene, fenômeno que chamamos de pleiotropia. Um clássico exemplo de gene com efeito pleiotrópico é o responsável pela expressão da fenilcetonúria, doença a qual impede o indivíduo de converter o aminoácido fenilalanina em tirosina no fígado, influenciando também na expressão de déficit intelectual, olhos azuis e pele clara. Contudo, mesmo tendo essa importância, o assunto não recebe a devida atenção no ensino superior. A pleiotropia é um conteúdo abordado na disciplina de Genética no ensino superior, que é considerada extremamente abstrata, conteudista e de difícil compreensão para os estudantes. Além disso, o ensino de Genética no Brasil, em sua maioria, ainda segue o modelo tradicional de educação, que é incompatível com a nova geração, conhecida como “Nativos Digitais”. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um material didático, chamado de caderno temático, para o ensino de pleiotropia no ensino superior, para auxiliar os professores e alunos no ensino/compreensão do tema. A construção deste material teve com base a sistematização dos conceitos de Genética seguindo a Taxonomia de Bloom, o qual é um importante instrumento teórico para a identificação de objetivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, além de adotar a abordagem de Ensino por investigação. Com esse intuito, foram utilizadas ferramentas de Bioinformática como recurso didático, o qual garante que os estudantes resolvam problemas de carácter biológico por meio de uma metodologia atual. O material foi organizado em seis módulos interconectados e conferiu ter potencial em contribuir com o ensino de pleiotropia, desenvolvendo a autonomia na prática investigativa por meio de atividades e textos que buscaram promover a elaboração de pesquisas, reflexão e debate sobre o tema.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5635
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Elaboraçãomaterialdidático.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_GeneMúltiplosEfeitos.pdf33,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.