Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5582
Título: Desinfecção de água por plasma não-térmico.
Autor(es): Ferreira, Jordânia Fernandes
Orientador(es): Machado, Marina de Medeiros
Faria, Glívia Braga
Membros da banca: Machado, Marina de Medeiros
Faria, Glívia Braga
Santiago, Aníbal da Fonseca
Gomes, Paula Cristine Silva
Palavras-chave: Água - purificação
Plasma - gases ionizados - plasma não-térmico
Halogênios - cloro
Águas residuais - purificação
Data do documento: 2023
Referência: FERREIRA, Jordânia Fernandes. Desinfecção de água por plasma não-térmico. 2023. 40 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: O aumento crescente da poluição da água tem levado à busca por novos métodos de tratamento de água. O cloro é o método comumente utilizado, porém, os subprodutos gerados pela reação do cloro com a água são tóxicos à saúde humana. Diante disso, Processos de Oxidação Avançados foram testados como métodos alternativos à substituição do cloro. Neste estudo foram analisadas amostras de água filtrada e desinfetada, coletada em uma Estação de Tratamento de Água (ETA). As análises da água foram realizadas com o objetivo de comparação de parâmetros físico-químicos, sendo estes o Potencial Hidrogeniônico (pH), Temperatura, Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Turdidez e Cor. Os parâmetros microbiológicos, Coliformes Totais e E. coli, também foram comparados. O tratamento da água por Plasma não-térmico foi realizado em um reator ponta-plano, com tensão de aproximadamente 7,7 kV. As análises da água filtrada desinfetada após o tratamento por Plasma não-térmico mostraram resultados mais consistentes. O cloro é o desinfetante mais usado em ETAs devido à sua eficiência, entretanto a formação de subprodutos tóxicos o torna temerário, o que coloca a tecnologia de Plasma não-térmico em evidência, sendo considerado um método sustentável de tratamento de água.
Resumo em outra língua: O aumento crescente da poluição da água tem levado à busca por novos métodos de tratamento de água. O cloro é o método comumente utilizado, porém, os subprodutos gerados pela reação do cloro com a água são tóxicos à saúde humana. Diante disso, Processos de Oxidação Avançados foram testados como métodos alternativos à substituição do cloro. Neste estudo foram analisadas amostras de água filtrada e desinfetada, coletada em uma Estação de Tratamento de Água (ETA). As análises da água foram realizadas com o objetivo de comparação de parâmetros físico-químicos, sendo estes o Potencial Hidrogeniônico (pH), Temperatura, Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Turdidez e Cor. Os parâmetros microbiológicos, Coliformes Totais e E. coli, também foram comparados. O tratamento da água por Plasma não-térmico foi realizado em um reator ponta-plano, com tensão de aproximadamente 7,7 kV. As análises da água filtrada desinfetada após o tratamento por Plasma não-térmico mostraram resultados mais consistentes. O cloro é o desinfetante mais usado em ETAs devido à sua eficiência, entretanto a formação de subprodutos tóxicos o torna temerário, o que coloca a tecnologia de Plasma não-térmico em evidência, sendo considerado um método sustentável de tratamento de água.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5582
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesinfecçãoÁguaPlasma.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons