Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5458
Título: Melhoria da eficiência operacional de uma usina siderúrgica por meio da automatização de indicadores utilizando software de business intelligence.
Autor(es): Oliveira, Thomaz Pires
Orientador(es): Souza, Clarisse da Silva Vieira Camelo de
Membros da banca: Souza, Clarisse da Silva Vieira Camelo de
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Araújo, Samantha Rodrigues de
Palavras-chave: Planejamento de vendas & operações - S&OP
Inteligência competitiva - administração
Plataforma aberta da web - power BI
Eficiência organizacional
Data do documento: 2023
Referência: OLIVEIRA, Thomaz Pires. Melhoria da eficiência operacional de uma usina siderúrgica por meio da automatização de indicadores utilizando software de business intelligence. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Em um cenário onde há grande concorrência, o planejamento dentro de uma usina siderúrgica é fundamental para o aumento da eficiência operacional, redução de custos, aumento da produtividade, garantia da qualidade na produção e, consequentemente, melhoria na rentabilidade da empresa. O presente estudo abordará a implementação de software de business intelligence em uma usina siderúrgica para melhor visualização e acompanhamento dos dados por meio de indicadores, demonstrando em qual fase do processo os produtos se encontram, e os impactos positivos que se podem gerar com essas atividades. Como resultado, ao simplificar o processo por meio da automação e gerar um relatório de monitoramento abrangente, foi alcançado um aprimoramento notável na identificação de problemas e na elaboração de planos de ação eficazes. Este estudo revelou uma conexão crucial entre a agilidade da tomada de decisões e a acessibilidade de informações pertinentes.
Resumo em outra língua: In a scenario where there is great competition, planning within a steel plant is essential to increase operational efficiency, reduce costs, increase productivity, guarantee quality in production and, consequently, improve the company's profitability. The present study will address the implementation of business intelligence software in a steel mill for better visualization and monitoring of data through indicators and the positive impacts that can be generated by these activities. As a result, by streamlining the process through automation and generating a comprehensive monitoring report, notable improvement has been achieved in identifying issues and creating effective action plans. This study revealed a crucial connection between the agility of decision-making and the accessibility of relevant information.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5458
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_MelhoriaEficiênciaOperacional.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons