Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/519
Título: A morfometria fluvial como indicadora de atividades neotectônicas na Bacia do Ribeirão da Cachoeira- Ouro Preto, MG.
Autor(es): Coelho, Vanessa dos Santos Carvalho
Orientador(es): Lana, Cláudio Eduardo
Membros da banca: Lana, Cláudio Eduardo
Cassino, Raquel Franco
Castro, Paulo de Tarso Amorim
Palavras-chave: Morfometria
Neotectônica
Bacias hidrográficas
Data do documento: 2017
Referência: COELHO, Vanessa dos Santos Carvalho. A morfometria fluvial como indicadora de atividades neotectônicas na Bacia do Ribeirão da Cachoeira - Ouro Preto, MG. 2017. 113 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O presente trabalho utiliza-se principalmente de análises morfométricas da rede de drenagem como indicativos de neotectônismo na bacia hidrográfica do Ribeirão da Cachoeira localizada no município de Ouro Preto – MG na região centro-sul do Quadrilátero Ferrífero. Parte-se da premissa de que os cursos d’água representam os elementos mais apropriados para este tipo de análise por se ajustarem rapidamente a deformações crustais, mesmo àquelas muito sutis, gerando modificações perceptíveis em seus parâmetros morfométricos. Foi feita a caracterização morfométrica da bacia e aplicados os seguintes indicadores de atividades neotectônica: índice RDE (Relação Declividade-Extensão); Fator de Assimetria de Bacias (FAB); Fator de Assimetria Topográfica Transversal; e índice Razão Fundo/Altura de Vale (RFAV). Também foram feitos mapas de lineamentos de drenagem e morfoestruturais dos quais os dados de azimutes foram obtidos e plotados em rosetas para determinar as direções preferenciais destes lineamentos. As características morfológicas da bacia e os valores obtidos como resultados dos índices morfométricos apontam para a influência de atividades tectônicas recentes sobre a área. A análise conjunta das anomalias das drenagens e das direções preferenciais dos lineamentos morfoestruturais e de drenagem indica que a movimentação tectônica recente na região da bacia hidrográfica está relacionada com reativações de geossuturas proterozóicas e arqueanas e com novas estruturas geradas entre o Oligoceno e o Mioceno em resposta a um regime trativo NNE-SSW.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/519
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_MorfometriaFluvialIndicadora.pdf5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons