Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5129
Título: A homogeneização e silenciamento das memórias clandestinas e subterrâneas na construção dos lugares de memória : as possíveis problemáticas da transformação do antigo subdistrito de Bento Rodrigues em sítio de memória sensível.
Título(s) alternativo(s): The homogenization and silencing of clandestine and underground memories in the construction of places of memory : the possible problems of the transformation of the former subdistrict of Bento Rodrigues into a site of sensitive memory.
Autor(es): Oliveira, Maraysa de Fátima Costa de
Orientador(es): Coelho, Priscilla Arigoni
Membros da banca: Coelho, Priscilla Arigoni
Hering, Fábio Adriano
Abreu, Regina
Palavras-chave: Lugares de memória
memória coletiva
Museologia - musealização;
Data do documento: 2022
Referência: OLIVEIRA, Maraysa de Fátima Costa de. A homogeneização e silenciamento das memórias clandestinas e subterrâneas na construção dos lugares de memória : as possíveis problemáticas da transformação do antigo subdistrito de Bento Rodrigues em sítio de memória sensível .2022. 99 f. Monografia ( Graduação em Museologia) - Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto, 2022.
Resumo: Os Lugares de Memória conceituados por Nora (1993) são produtos sociais contemporâneos criados a partir do desejo e obsessão da sociedade em compreender a história, principalmente aquelas que remetem aos momentos difíceis, por esse motivo são revestidos de uma aura simbólica sensível. Esses espaços são frutos de um processo de musealização que os transformam em suportes físicos da memória coletiva. Entretanto, eles podem se tornar precursores no que diz respeito à homogeneização e silenciamento de memórias, de acordo com o recorte escolhido para ser representado neste processo. O estudo de caso em questão tem por objetivo analisar de forma quantitativa as possíveis problemáticas que podem ser ocasionadas por esse enquadramento, analisado o dossiê que tem por finalidade auxiliar no tombamento e transformação do subdistrito de Bento Rodrigues em um sítio de memória sensível, o qual representa o maior desastre ambiental da história brasileira em decorrência de erros provocados pelas grandes indústrias de extração de minério.
Resumo em outra língua: The PlacesofMemoryconceptualizedby Nora (1993) are contemporary social productscreatedfromthedesireandobsessionofsocietytounderstandhistory, especiallythosethatrefertodifficult times and for thisreason are coatedwith a symbolic aura sensitive. Thesespaces are thefruitof a musealizationprocessthattransformsthemintophysicalsupportsofcollectivememory. However, theycanbecomeprecursors in whatconcernsthehomogenizationandsilencingof memories, accordingtothecutchosentoberepresented in thisprocess. The case study in questionaimstoanalyzequantitativelythepossibleproblemsthatcanbecausedbythis framework, analyzingthe dossier thathasthepurposeofassisting in theregistrationandtransformationofthesub-districtof Bento Rodrigues in a sensitivememory site, whichrepresentsthebiggestenvironmentaldisaster in Brazilianhistoryduetomistakescausedbylarge mining industries.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5129
Aparece nas coleções:Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ HomogenizaçãoSilenciamentoMemórias.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons