Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/474
Título: Métodos de inspeção de tubulações de transporte de minério : o caso da integridade de dutos.
Autor(es): Silva, Caio Costa e
Palavras-chave: Minerodutos
Manutenção
Inspeções preventivas
Ensaios não destrutivos
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, Caio Costa e. Métodos de inspeção de tubulações de transporte de minério : o caso da integridade de dutos. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Os minerodutos constituem um importante modal de transporte para as mineradoras brasileiras, ganhando cada vez mais força com os novos projetos propostos pelas mineradoras. Sua eficiência está diretamente ligada a capacidade de operação ininterrupta. Para isto os planos de inspeção e manutenção devem ser bem programados e realizados, de forma a mitigar os riscos a operação. Portanto a escolha adequada do regime de inspeção e os métodos utilizados se tornam um parâmetro de grande importância para a manutenção das condições de operação. Os métodos inspeção preventivas são os mais indicados para este caso, pois não interferem na operação. Este trabalho teve como objetivo a análise dos métodos de inspeção utilizados por uma empresa operadora de mineroduto determinando assim, os mais adequados. A pesquisa será quantitativa, exploratória e bibliográfica. A análise dos procedimentos e inspeções da empresa que constituiu o estudo de caso, permitiu estabelecer as vantagens e desvantagens do métodos utilizados, bem como sua aplicabilidade. Desta forma pode-se concluir que a utilização de diferentes métodos de inspeção são necessários para abranger a detecção dos muitos riscos a que os minerodutos estão sujeitos. Também foi possível identificar a possibilidade de análise de outros temas como métodos indiretos para avaliação de integridade de dutos e estudo de viabilidade de adoção de diferentes métodos de inspeção utilizados em outras modalidades de tubulações de transporte.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/474
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 03/04/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_MétodosInspeçãoTubulações.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.