Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/448
Título: U-PbMAT – uma nova ferramenta de correção de dados para LA-ICP-MS.
Autor(es): Silva, João Paulo Alves da
Orientador(es): Lana, Cristiano de Carvalho
Moreira, Gladston Juliano Prates
Membros da banca: Zincone, Stefano Albino
Gonçalves, Guilherme de Oliveira
Palavras-chave: Geocronologia
Gooquímica isotópica
Datação química
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, João Paulo Alves da. U-pbmat – uma nova ferramenta de correção de dados para la-icp-ms. 2017. 36 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A aquisição de dados por Laser Ablation-Inductively Coupled -Mass Spectrometry (LA-ICP-MS), seja por peak jumping em sistema monocoletor ou aquisição simultânea por sistema multicoletor demandam de um tratamento dos mesmos. A redução de dados consiste no cálculo das razões, incertezas e nas correções que devem ser aplicadas subsequentemente a rodada analítica (ex.: fracionamento induzido pelo laser, interferências isobáricas). Em geral, quanto menos o dado precisar ser reduzido (ou corrigido), menor serão as incertezas que deverão ser propagadas, resultando em incertezas totais menores. Atualmente há diversos softwares disponíveis para este propósito (ex.: Glitter, Iolite), que possuem uma interface amigável e permitem a redução de dados on-line. Por outro lado, essas ferramentas não permitem correções de Pb comum (no primeiro caso) ou o controle do dead time para os contadores de íons, dentre outras limitações. Outra abordagem possível é a redução de dados off-line por meio de macros em planilhas de Excel. Neste caso, é possível aplicar todas as correções e parâmetros desejados, porém a redução não é alcançada de forma direta ou dinâmica. O objetivo deste trabalho, então, foi a utilização da linguagem de programação MatLAB para o desenvolvimento de um software de redução de dados obtidos para sistema de multi collector (MC) LA-ICP-MS, direcionado para geocronologia U-Th-Pb. A opção de se utilizar a linguagem de programação MatLAB se deve à sua interface amigável para o desenvolvimento de algoritmos e construção de interfaces gráficas, além de ferramentas próprias do ambiente a fim de se lidar com o tratamento estatísticos de dados. Os procedimentos e equações para cálculo de concentrações e razões foram retiradas da literatura, assim como as correções de diversas interferências e propagação de incertezas. Foram avaliados os métodos e equações já utilizadas, buscando-se eliminar componentes da correção, de forma que foram obtidas incertezas melhores. Foram analisados dados previamente cedidos de projetos realizados por pesquisadores do Departamento de Geologia (DEGEO) da Universidade Federal de Ouro preto (UFOP) comprovando assim a eficácia deste software e seus algoritmos. Os dados reduzidos pelo U-PbMAT foram comparados com outros métodos já utilizados pelo Departamento, resultando em uma redução de dados com menores incertezas e com uma interface gráfica amigável, permitindo que o processo de redução de dados fosse mais eficiente e confiável.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/448
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_U-PbMATNovaFerramenta.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.