Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4408
Título: Estudo das características do Cerrado através da literatura de João Guimarães Rosa nas aulas de Geografia do ensino médio.
Autor(es): Oliveira, Yan Heyder de
Orientador(es): Rodrigues, William Fortes
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Rodrigues, William Fortes
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ensino
Geografia
Literatura
Cerrado
Data do documento: 2021
Referência: OLIVEIRA, Yan Heyder de. Estudo das características do cerrado através da literatura de João Guimarães Rosa nas aulas de Geografia do ensino médio. 2021. 18 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O artigo aborda a oportunidade de se estudar os conceitos geográficos e características do bioma Cerrado por meio de outros componentes curriculares, levando a uma importante discussão sobre a interdisciplinaridade nas aulas de Geografia. Ainda é possível levantar também uma importante discussão sobre a prática pedagógica nas aulas de Geografia para os alunos do 1º ano do Ensino Médio ressaltando a importância da interdisciplinaridade entre a Geografia e Literatura por meio das descrições do escritor João Guimarães Rosa em suas obras literárias. Quando a Geografia introduz seus alunos no estudo do Cerrado e outros biomas, por caminhos diferentes ampliam-se o conhecimento e as inúmeras possibilidades de um novo rumo para a compreensão da riqueza natural e social de um espaço geográfico. O documento mostra o quão rico e vasto é a relação entre Geografia e Literatura através das diversas descrições da natureza feitas por João Guimarães Rosa e outros diversos escritores literários, ressaltando dois campos que aparentemente parecem distintos e distantes, porém estão cada vez mais próximos do conhecimento, trazendo em si infinidades de levantamentos para o entendimento do espaço através da ciência e da arte, ofertando assim maiores possibilidades de relação entre Geografia e Literatura.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4408
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoCaracterísticasCerrado.pdf295,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons