Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4376
Título: A urbanização da orla da lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ensino de Geografia.
Autor(es): Souza, Emmanuel Lino de
Orientador(es): Rodrigues, William Fortes
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Rodrigues, William Fortes
Palavras-chave: Sustentabilidade
Interdisciplinaridade
Educação ambiental
Data do documento: 2021
Referência: SOUZA, Emmanuel Lino de. A urbanização da orla da lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ensino de Geografia. 2021. 17 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma breve introdução sobre a urbanização na Orla da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais, trazendo à tona, de forma compacta os principais problemas existentes no local e no seu entorno, tais como a problemática das nascentes, a poluição e o crescimento desorganizado, bem como os males que esses descasos trazem à população local e ao visitante. Procura ainda atender seu objetivo geral que é dar visibilidade aos fenômenos da urbanização da orla da Lagoa da Pampulha, especificamente, demonstrando-os a partir das aulas de geografia e especificamente, conhecer esses problemas e demostrar a possibilidade de estudá-los por meio de projetos interdisciplinares. O procedimento metodológico adotado foi a revisão de literatura, aprofundada de forma ordenada e estruturada. Esse caráter bibliográfico, faz com se apresente como uma pesquisa qualitativa que, ao ser aplicada, tem por função estimular o raciocínio lógico e criativo dos alunos e trazer essa realidade social para a comunidade escolar buscando assim situá-los nessa conjuntura e desse modo, promover o despertar ecológico e sustentável. Esses quesitos estão distribuindo em uma breve introdução sobre a urbanização da referida orla, situando a sua localização, além de dois capítulos que descrevem o panorama geral da urbanização na orla da Lagoa da Pampulha e a educação ambiental na interdisciplinaridade. Aborda ainda as considerações finais, que trazem as inferências mais importantes sobre o tema.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4376
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_UrbanizaçãoOrlaLagoa.pdf560,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons