Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4215
Título: Sistema especialista fuzzy de dosagem de amido aplicado à etapa de flotação de um processo de beneficiamento de minério de ferro.
Autor(es): Gonçalves, Paula Rabello
Orientador(es): Coelho, Bruno Nazario
Reys, Lucas Andery
Membros da banca: Coelho, Bruno Nazario
Reys, Lucas Andery
Palmieri, Karla Boaventura Pimenta
Silva, Mariana Caroline Andrade
Palavras-chave: Lógica Fuzzy
Sistema especialista
Controle avançado
Flotação
Beneficiamento de minério
Data do documento: 2022
Referência: GONÇALVES, Paula Rabello. Sistema especialista fuzzy de dosagem de amido aplicado à etapa de flotação de um processo de beneficiamento de minério de ferro. 2022. 16 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A indústria de mineração é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento econômico no Brasil, atraindo, assim, a atenção de estudos e de possíveis avanços tecnológicos. Como grande aliado nessa busca por melhorias no processo, tem-se o setor de automação, que através da tecnologia é capaz de fornecer processos otizimados. O presente trabalho é um exemplo dessa interface, que detalha o estudo e a aplicação de um sistema especialista fuzzy para controle da dosagem específica de amido na etapa de flotação de uma usina de beneficiamento de minério de ferro. Esse controlador avançado manipula o setpoint do controlador clássico PID (proporcional, integral, derivativo), que controla a vazão de amido na camada regulatória. O objetivo dessa aplicação é otimizar o sistema de dosagem específica de amido e reduzir o teor de ferro no rejeito, contribuindo para aumentar a recuperação mássica do processo de concentração do minério de ferro. Os resultados obtidos em um teste dessa aplicação foram satisfatórios em uma usina de beneficiamento de minério de ferro, representando uma redução no teor de ferro no rejeito de 22,98% para 18,50% e uma redução no consumo de amido de 545,95 g/t para 539,75 g/t. Alcançou-se, ainda, um aumento na recuperação mássica de 58,74% para 61,43%.
Resumo em outra língua: The mining industry is one of the most important pillars for economic development in Brazil, thus attracting the attention of studies and possible technological advances. As a great ally in this search for process improvements, there is the automation sector, which through technology is able to provide optimized processes. The present work is an example of this interface, which details the study and application of a fuzzy expert system for the specific dosage control of starch on the flotation stage of iron ore beneficiation. This advanced control manipulates the setpoint of the classic controller PID (proportional, integral, derivative), that controls the starch flow rate in the regulatory layer. The purpose of this aplication is to optimize the specific starch dosing system and reduce the content of iron in the tailing, contributing to increasing the mass yield of iron ore. The results obtained on a test with this aplication were satisfactory in a iron ore beneficiation plant, representing a reduction in the iron content in the tailings from 22.98% to 18.50% and a reduction in starch consumption from 545.95 g/t to 539.75 g/t. An increase in the mass recovery from 58.74% to 61.43% was also achieved.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4215
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SistemaEspecialistaFuzzy.pdf4,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons