Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4199
Título: Precarização do trabalho na atual conjuntura brasileira : superexploração, informalidade e transformações no mundo do trabalho.
Autor(es): Oliveira, Maria Luísa de Sousa
Orientador(es): Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Membros da banca: Mayer, André Luiz Monteiro
Carmo, Roberto Coelho do
Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Palavras-chave: Direito do trabalho
Trabalhadores
Trabalho - análise
Trabalho - aspectos sociais
Data do documento: 2022
Referência: OLIVEIRA, Maria Luísa de Sousa. Precarização do trabalho na atual conjuntura brasileira: superexploração, informalidade e transformações no mundo do trabalho. 2022. 87 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto Social de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022
Resumo: O presente trabalho aborda as transformações no mundo do trabalho, a partir dos interesses do capital, por meio, das precarizações, da superexploração da força de trabalho e da informalidade - através da terceirização, da uberização, do teletrabalho, do crowdsourcing (trabalho amador) e do pensamento do empreendedorismo de si. Ademais, como se caracteriza a perda de direitos e proteção social e trabalhista, conjuntamente, com o desemprego de forma que o capitalismo se apropria e o utiliza estrategicamente para uma superacumulação em concordância dos governos brasileiros que se colocam a favor da ofensiva reacionária do capital. A pesquisa perpassa sobre os fundamentos e o desenvolvimento do trabalho de forma geral e na particularidade brasileira. Também, analisa a partir de artigos nas revistas Katálysis e Serviço Social e Sociedade, por um panorama quali-quantitativo, a precarização no mundo do trabalho com periodicidade de, aproximadamente, dez anos (2012-2021), possuindo a intencionalidade de compreender como essa temática tem sido discutida no âmbito da categoria profissional e acadêmica. Portanto, observa-se que essas transformações implicam nas possibilidades empregatícias e, principalmente, nos direitos da classe trabalhadora que seguem ameaçados, sofrendo desmontes e (contra)reformas para favorecer a ordem societária vigente.
Resumo em outra língua: El presente trabajo aborda las transformaciones en el mundo del trabajo, desde los intereses del capital, pasando por la precariedad, la sobreexplotación de la mano de obra y la informalidad – pasando por la tercerización, la uberización, el teletrabajo, el crowdsourcing (trabajo amateur) y el propio pensamiento del emprendimiento. Además, como se caracteriza la pérdida de derechos y protección social y laboral, junto con el desempleo de forma que el capitalismo se lo apropia y lo utiliza estratégicamente para una sobreacumulación de acuerdo con los gobiernos brasileños que están a favor de la ofensiva reaccionaria del capital. La investigación cubre los fundamentos y el desarrollo del trabajo en general y en la particularidad brasileña. También analiza, a partir de artículos en las revistas Katálysis y Serviço Social e Sociedade, a través de un panorama cualitativo-cuantitativo, la precariedad en el mundo del trabajo con una periodicidad de aproximadamente diez años (2012-2021), con la intención de comprender cómo esta tema ha sido discutido en el ámbito de la categoría profesional y académica. Por tanto, se observa que estas transformaciones implican en las posibilidades de empleo y, principalmente, en los derechos de la clase trabajadora que continúan amenazados, sufriendo desmantelamiento y (contra)reformas para favorecer el orden social actual.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4199
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PrecarizaçãoTrabalhoAtual.pdf729,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons