Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4134
Título: Modelagem metamórfica de rochas do Complexo Juiz de Fora e do Grupo Andrelândia, na região de Abre Campo e Manhuaçu, Minas Gerais.
Autor(es): Bittencourt, Milla Maia
Orientador(es): Souza, Maria Eugênia Silva de
Medeiros Junior, Edgar Batista de
Membros da banca: Marques, Rodson de Abreu
Santos, Cláudia dos
Souza, Maria Eugênia Silva de
Medeiros Junior, Edgar Batista de
Palavras-chave: Modelagem
Complexo Juiz de Fora
Grupo Andrelândia
Pseusseção
Data do documento: 2022
Referência: BITTENCOURT, Milla Maia. Modelagem metamórfica de rochas do Complexo Juiz de Fora e do Grupo Andrelândia, na região de Abre Campo e Manhuaçu, Minas Gerais. 2022. 84 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Expressão da Zona de Sutura do Orógeno Araçuaí, a Zona de Cisalhamento de Abre Campo intercala tectonicamente granulitos máficos, granulitos félsicos e enderbitos do Complexo Juiz de Fora, e granulitos aluminosos do Grupo Andrelândia, na região de Abre Campo e Manhuaçu, Minas Gerais. O presente trabalho teve como objetivo estudar as condições metamórficas atingidas pelos litotipos supracitados na região de sutura e para tanto, foi realizada a caracterização petrográfica e de microestruturas para definição da associação mineral presente no pico do processo metamórfico. Para o desenvolvimento da modelagem metamórfica foram utilizados dados de química de rocha total e de química mineral compilados de Medeiros-Junior (2016) e, para a construção das pseudosseções, foi utilizado o software Theriak-Domino. O modelamento metamórfico foi realizado no sistema CaO-Na2O-K2O-FeO-Mg-O-SiO2-H2O-TiO2-O2 (CNKFMASHTO) para ambos os litotipos. O enderbito (AC-07A) apresenta paragênese mineral princilpal marcada por quartzo + plagioclásio + biotita ± granada + ortopiroxênio ± ilmenita, cujas condições alcançadas pelo pico foram estimadas entre 790 e 860ºC e pressões mínimas de 4 kbar. O granulito máfico (AC-08A) possui paragênese principal definida por plagioclásio + clinopiroxênio + ortopiroxênio + feldspato potássico + biotita + quartzo ± ilmenita, cujas condições de temperatura e pressão mínimas do pico são 840°C e 4,5 kbar. O granulito aluminoso coletado em Abre Campo-MG (AC-09C) possui paragênese formada por quartzo + plagioclásio + granada + biotita e as condições alcançadas pelo pico foram estimadas entre 820° e 870°C e pressões mínimas de 7,5 kbar. O granulito aluminoso coletado em Manhuaçu-MG (MAN-21A) é formado por quartzo + plagioclásio + feldspato potássico + granada + biotita, com temperatura e pressão para o pico estimadas entre 795º e 840°C e 7,6 e 10,0 kbar. Não foi possível estabelecer a trajetória retrometamórfica do processo que afetou essas rochas e os dados geotermobarométricos obtidos não são conclusivos, no entanto, sugere-se que a Zona de Cisalhamento de Abre Campo pode ter funcionado como um mecanismo de descompressão que auxiliou na exumação dos granulitos do Complexo Juiz de Fora e do Grupo Andrelândia na região.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4134
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ModelagemMetamorficaRochas.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons