Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3908
Título: Caracterização mineralógica e geometalúrgica do corpo aurífero Donana, Complexo Córrego do Sítio – Quadrilátero Ferrífero, MG.
Autor(es): Gusmão, Thalita Rafaela Silva
Orientador(es): Melo, Gustavo Henrique Coelho de
Lemos, Mariana Gazire
Membros da banca: Tazava, Edison
Urbano, Emilio Evo Magro Correa
Melo, Gustavo Henrique Coelho de
Palavras-chave: Petrologia - Petrografia
Metalogênese
Ouro
Geologia econômica
Data do documento: 2022
Referência: GUSMÃO, Thalita Rafaela Silva. Caracterização mineralógica e geometalúrgica do corpo aurífero Donana, Complexo Córrego do Sítio – Quadrilátero Ferrífero, MG. 2022. 87 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O depósito de ouro orogênico arqueano de Córrego do Sítio situa-se na borda leste do Quadrilátero Ferrífero por toda a extensão do Lineamento Córrego do Sítio, que possui 16 km de extensão e direção NE-SW. Neste depósito encontram-se diversos corpos de minério que incluem Rosalino, Cachorro Bravo, Laranjeiras, Carvoaria, Pneu, Donana, Sangue de Boi e São Bento. De forma geral, o depósito é hospedado por rochas neoarqueanas da Unidade Córrego do Sítio e Unidade Santa Quitéria pertencentes ao Supergrupo Rio das Velhas. A Unidade Córrego do Sítio é formada pela intercalação de metagrauvacas e filitos, sendo as rochas mais comuns na área. A mineralização aurífera no depósito Córrego do Sítio ocorre principalmente como disseminações ao longo da foliação principal das hospedeiras, em veios de quartzo, além de ouro livre associados a extensos halos de alteração hidrotermal e deformação dúctil. A compreensão desses fatores pode ter impacto direto na geometalurgia do corpo. Portanto, este estudo consiste na caracterização mineralógica e geometalúrgica do corpo Donana do Complexo Córrego Sítio. Neste contexto, este projeto mostrou a (i) descrição de amostragem de testemunho de sondagens das zonas hidrotermalizadasmineralizadas e (ii) a caracterização petrográfica detalhada dessas zonas. A assembleia mineralógica do corpo Donana é composta principalmente de carbonato, quartzo, pirrotita, arsenopirita ± calcopirita ± pirita ± magnetita ± ouro e minerais acessórios. O Ouro no Corpo Donana encontra-se principalmente associado a arsenopirita, porém outras formas de ocorrência são verificadas como, inclusão em quartzo e pirrotita e na forma disseminada juntamente com filossilicatos. Os resultados desse projeto auxiliarão na compreensão de aspectos descritivos e genéticos do corpo Donana bem como na caracterização geometalúrgica do corpo com impactos diretos na recuperação do minério na planta.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3908
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizaçãodoMineralógicaGeometalúrgica.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons