Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3854
Título: Estudo da resistência do graute no sistema rocha/graute/cabo com instalação ascendente em escavações subterrâneas.
Autor(es): Resende, Philippe Fernandes Silva
Orientador(es): Silva, Guilherme Jorge Brigolini
Membros da banca: Graça, Leonardo Martins
Amaral, João Pedro
Silva, Guilherme Jorge Brigolini
Palavras-chave: Mecânica de rochas
Lavra subterrânea
Rocha - escavação
Concreto - aditivos - graute
Data do documento: 2021
Referência: RESENDE, Philippe Fernandes Silva. Estudo da resistência do graute no sistema rocha/graute/cabo com instalação ascendente em escavações subterrâneas. 2022. 59 f Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O sistema de cabeamento é utilizado em escavações subterrâneas para realizar a estabilização dos maciços rochosos garantindo a segurança e a produtividade dos empreendimentos. Como todo sistema de suporte, este deve ser testado para que seus parâmetros de resistência sejam validados. Como a resistência do sistema de cabeamento é resultado da interação entre rocha/graute/cabo, este trabalho visa investigar a partir de ensaios de compressão simples, testes de arrancamento e ensaios de simulação de preenchimento da graute a possível presença de anomalias no sistema relacionadas a graute. Para este estudo foram considerados a influência da relação água/cimento na confecção da graute, o tempo de cura e o preenchimento da graute ao longo da coluna em instalações ascendentes. Este estudo foi realizado na Mineração Serra Grande localizada no munícipio de Crixás-GO pertencente ao grupo AngloGold Ashanti.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3854
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoResistênciaGraute.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons