Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3784
Título: Estudo de caso da viabilidade econômica da implantação de um sistema solar fotovoltaico em uma residência.
Autor(es): Silva, Gabriel de Lima
Orientador(es): Bortolaia, Luís Antônio
Membros da banca: Figueira Junior, Edson Alves
Murta, Jorge Luiz Brescia
Bortolaia, Luís Antônio
Palavras-chave: Geração de energia fotovoltaica
Módulos fotovoltaicos
Estudos de viabilidade - viabilidade econômica
Energia solar - microgeração
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, Gabriel de Lima. Estudo de caso da viabilidade econômica da implantação de um sistema solar fotovoltaico em uma residência. 2021. 46 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O presente trabalho se trata de um estudo de caso sobre a viabilidade econômica da implantação de um sistema solar fotovoltaico para geração de energia em uma residência. O sistema em questão está localizado em um telhado residencial no município de Ipatinga, MG. Com o sistema já instalado e a partir de seu histórico de geração de energia, foram realizados cálculos de indicadores de viabilidade econômica com base no consumo médio de energia elétrica da residência. Foram considerados para os cálculos as diferentes tarifas de energia cobradas pela CEMIG de acordo com a bandeira tarifária vigente, além dos custos de instalação e de manutenção do sistema. Os indicadores calculados demonstraram uma boa viabilidade do projeto, possibilitando retorno de capital a curto prazo.
Resumo em outra língua: The presente project is a case study about the economic feasibility of a solar photovoltaic system made for energy generation in a residence. This system is localized in a residential roof in the city of Ipatinga, MG. With the system previously installed, using the energy generated it was possible to calculate the economic feasibility, taking the residence expenditure average as a parameter. The different energy tariffs charged by CEMIG were considered in accordance with the current tariff flag, in addition to the costs of installation and maintenance of the system. The calculated indicators demonstrated a good viability of the project, enabling short-term capital return.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3784
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoCasoViabilidade.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons