Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3748
Título: Golpe ou revolução? : momentos de crise do Brasil república : uma análise sobre a “Era Vargas” (1930-1945).
Autor(es): Gonçalves, Leticia
Orientador(es): Pereira, Mateus Henrique de Faria
Membros da banca: Franzoni, Maria Ávila
Pereira, Mateus Henrique de Faria
Silva, Camilla Cristina
Palavras-chave: Brasil - história
Política e governo
Data do documento: 2021
Referência: GONÇALVES, Leticia. Golpe ou revolução?: momentos de crise do Brasil república: uma análise sobre a “Era Vargas” (1930-1945). 2021. 49 f. Monografia (Graduação em História - Bacharelado) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Este artigo acadêmico tem por objetivo estudar amplamente os conceitos: de Golpe e de Revolução, e suas apropriações para referir-se ao período compreendido como “Era Vargas” (1930-1945). Levando em conta as disputas entre narrativas, sobretudo, em sua contemporaneidade, sua percepção na atualidade e as consequências dessas escolhas. Realizando, assim, um debate historiográfico acerca do tema. A pretensão não será apontar o termo correto a ser utilizado, apesar de ficar explícito, porque por mais que não seja possível ir contra os fatos históricos, a verdade ainda pode ser subjetiva. Com o sujeito está a memória, a história e o contexto, o que é sensível para um pode não ser para o outro. Além disso, pode haver a negação, a manipulação e a revisão (revisionismo) dos acontecimentos.
Resumo em outra língua: Este artículo académico posee el objetivo de estudiar de manera amplia los conceptos Golpe y Revolución, y sus apropiaciones para referirse al período entendido como “Era Vargas” (1930-1945). Teniendo en cuenta las disputas entre narrativas, especialmente en su contemporaneidad, su percepción en el presente y las consecuencias de estas elecciones. De esta forma, haciendo un debate historiográfico sobre el tema. La intención no será señalar el término correcto a utilizar, a pesar de ser explícito, porque en la medida en que no es posible ir en contra de los hechos históricos, la verdad aún puede ser subjetiva. Con el sujeto está la memoria, la historia y el contexto, lo sensible para uno puede no serlo para el otro. Además, puede haber negación, manipulación y revisión (revisionismo) de los hechos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3748
Aparece nas coleções:História - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GolpeRevoluçãoMomentos.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons