Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3693
Título: Avaliação computacional de um dispositivo para captação de ar com vistas a melhoria do desempenho de motores de combustão interna a diesel de locomotivas utilizadas em transporte de carga.
Autor(es): Dias, Kesse Johne Silva Fidelis
Orientador(es): Leal, Elisângela Martins
Membros da banca: Leal, Elisângela Martins
Silva, Washington Luís Vieira da
Bortolaia, Luis Antonio
Leal Junior, Amauri Menezes
Palavras-chave: Energia
Desempenho
Avaliação Computacional
Motores a diesel
Motores de combustão interna
Data do documento: 2021
Referência: DIAS, Kesse Johne Silva Fidelis. Avaliação computacional de um dispositivo para captação de ar com vistas a melhoria do desempenho de motores de combustão interna a diesel de locomotivas utilizadas em transporte de carga. 2021. 75 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Os combustíveis fósseis formam a base da matriz energética mundial. Porém, sua fonte é limitada e sua queima provoca emissão de poluentes na atmosfera. Com isso, nos últimos anos ampliou-se a busca por fontes de energia alternativa. Esta pesquisa apresenta uma simulação computacional para o dimensionamento de um dispositivo para captação e resfriamento do ar, com o objetivo de se utilizar o fluido refrigerado para ganhos de eficiência energética em um motor a combustão interna a diesel. Este motor é utilizado em locomotivas para transporte de carga, onde a redução no consumo de diesel pode significar redução na taxa de emissão de poluentes, além de trazer ganho financeiro para a operadora logística. Este trabalho consiste em dimensionar o dispositivo e simular computacionalmente a eficácia da peça no processo de resfriamento do ar. Em seguida, simula-se, também de maneira computacional, o funcionamento do motor operando com o ar refrigerado pelo dispositivo. São adotados como parâmetros de estudo a temperatura de entrada e saída do dispositivo, a velocidade de circulação do ar e o consumo específico de combustível. Os principais resultados obtidos referentes a melhoria de eficiência do motor indicam o aumento de potência de 3,31%, a redução de consumo de 3,20% e a redução na emissão de poluentes de 17,72%.
Resumo em outra língua: Fossil fuels form the basis of the world's energy matrix. However, its source is limited and its burning causes emission of pollutants into the atmosphere. As a result, the search for alternative energy sources has expanded in recent years. This research presents a computer simulation for the dimensioning of a device for capturing and cooling air, with the objective of using the refrigerated fluid for energy efficiency gains in a diesel internal combustion engine. This engine is used in locomotives for cargo transport, where the reduction in diesel consumption can mean a reduction in the emission rate of pollutants, in addition to bringing financial gain to the logistics operator. This work consists of dimensioning the device and computationally simulating the effectiveness of the part in the air cooling process. Then, it is also computationally simulated the operation of the engine operating with the air cooled by the device. The device's inlet and outlet temperature, air circulation speed and specific fuel consumption are adopted as study parameters. The main results obtained regarding the improvement in engine efficiency indicate a 3.31% increase in power, a 3.20% reduction in consumption and a reduction in pollutant emissions of 17.72%.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3693
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoComputacionalDispositivo.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons