Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/368
Título: A batalha das minas.
Autor(es): Sousa, Ana Clara Fonseca de
Guzzi, Giovanna de
Orientador(es): Drumond, Rafael Fonseca
Membros da banca: Drumond, Rafael Fonseca
Barbosa, Karina Gomes
Aquino, Talita Iasmin Soares
Palavras-chave: Documentário
Feminismo
Pessoas negras
Rap - música
Data do documento: 2016
Referência: SOUSA, Ana Clara Fonseca de. Guzzi, Giovanna. A batalha das minas. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Produção documental centrada na luta e resistência de mulheres que se utilizam do rap como meio de expressão pessoal, artística e política. Produzido com/por adolescentes da cidade de Mariana, Minas Gerais, o média-metragem “A Batalha das Minas” reflete a participação feminina em um contexto cultural ambíguo, no qual a luta contra a opressão sistêmica não implica a superação do machismo estrutural que atravessa nossa sociedade. Mulheres, negras, nascidas e criadas na periferia: são essas as vozes que entoam as rimas do filme proposto. Uma vez inseridas no trabalho, as adolescentes dão forma às suas reivindicações e desejos, valendo-se do espaço documental para projetar um lugar de fala que lhes é subtraído em diferentes práticas cotidianas. Dessa forma, o filme parte de um gesto de parceria que transforma o documentário em um recurso para a geração de algo que transcende à mise-en-scene filmada. Nesse sentido, o documentário não se restringe ao produto fílmico, sendo este testemunha e agente de um processo de empoderamento que confere às diferentes batalhas do cotidiano o sentido da luta feminista como modo pessoal e político de existência.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/368
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 13/01/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_BatalhaDasMinas.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.