Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3667
Título: Proposta de aplicação da manutenção centrada na confiabilidade em equipamentos de fabricação de embalagens plásticas em uma empresa de cosméticos.
Autor(es): Vasconcelos, Davi Almeida
Orientador(es): Silva, Washington Luís Vieira da
Membros da banca: Silva, Washington Luís Vieira da
Sousa, Diogo Antônio de
Tayer, Sávio Sade
Palavras-chave: Manutenção
Manutenção - confiabilidade
Máquinas - sopradoras
Data do documento: 2021
Referência: VASCONCELOS, Davi Almeida. Proposta de aplicação da manutenção centrada na confiabilidade em equipamentos de fabricação de embalagens plásticas em uma empresa de cosméticos. 2021. 50 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de Manutenção Centrada na Confiabilidade em equipamentos de fabricação de embalagens plásticas em uma empresa de cosméticos. A manutenção está presente em diversos setores da economia e tem se mostrado cada vez mais importante quando utilizada de maneira estratégica, de acordo com o tipo mais adequado, melhorando a eficiência dos equipamentos nos mais diversos processos de fabricação. Os princípios de Manutenção Centrada na Confiabilidade trazem uma maior garantia de que o equipamento vai estar em condições adequadas de funcionamento, através de indicadores como MTTR, MTBF e ferramentas como a FMEA. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo, exploratório e de estudo de caso. Através da consulta de dados de históricos dos equipamentos foi desenvolvido um diagnóstico que indica que defeitos no Molde e no Manipulador das Sopradoras são as falhas de maior relevância para a proposta de aplicação da Manutenção Centrada na Confiabilidade. A proposta de identificação da fase de vida útil e análise de falhas é feita tendo como base o setor de fabricação de embalagens plásticas de uma fábrica de cosméticos, onde são produzidos a maioria dos frascos da empresa, através de sopradoras com sistema de extrusão. Apresenta-se uma proposta que traz a possibilidade de aumento da confiabilidade e da disponibilidade.
Resumo em outra língua: The work aims to develop a proposal for Reliability Centered Maintenance in plastic packaging manufacturing equipment in a cosmetics company. Maintenance is present in several sectors of the economy and has proved to be increasingly important when used strategically, according to the most appropriate type, improving the efficiency of equipment in the most diverse manufacturing processes. The principles of Reliability Centered Maintenance provide a greater guarantee that the equipment will be in adequate operating conditions, through indicators such as MTTR, MTBF and tools such as FMEA. The research is bibliographical, qualitative, exploratory, and case study. By consulting the equipment's historical data, a diagnosis was developed that indicates that defects in the Mold and Manipulator in the Blowing Machines are the most relevant failures for the proposal for the application of Reliability Centered Maintenance. The proposal for identification of the lifespan phase and failure analysis is based on the plastic packaging manufacturing sector of a cosmetics factory, where most of the company's bottles are produced, using blowing machines with an extrusion system. A proposal is presented that brings the possibility of increasing reliability and availability.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3667
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PropostaAplicaçãoManutenção.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons