Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3624
Título: Caracterização geomecânica de maciços rochosos foliados para escavação e fundação : caso de estudo de Xisto Sabará em Belo Horizonte - MG.
Autor(es): Soares, Yuri Ovídio de Paiva
Orientador(es): Alameda Hernandéz, Pedro Manuel
Membros da banca: Alameda Hernandéz, Pedro Manuel
Leão, Lucas Pereira
Cardoso, Luiz Henrique
Palavras-chave: Classificação Geomecânica
Análise Cinemática
Maciços Rochosos
Geotecnia
Data do documento: 2021
Referência: SOARES, Yuri Ovídio de Paiva. Caracterização geomecânica de maciços rochosos foliados para escavação e fundação: caso de estudo de Xisto Sabará em Belo Horizonte - MG. 2021. 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Qualquer projeto que envolva a construção e apoio de cargas sobre maciços rochosos necessita de investigação de campo com reconhecimento estrutural. Uma eficaz caracterização geomecânica permite conhecer seu comportamento frente à diversas situações, como por exemplo, com a adição de obras de engenharia. Diante do exposto, este presente trabalho com fins exclusivamente acadêmicos, coleta um número específico de dados em campo sobre características e orientações das descontinuidades presentes num maciço rochoso com a finalidade de se realizar caracterização geomecânica. São analisadas diferentes metodologias e aplicada aquela que melhor se adequa ao tipo dos maciços. Essa caracterização permite dimensionar fundações e aplicar diretrizes para implantação de uma construção civil no terreno onde aflora um o maciço. Tratam-se de afloramentos de xistos da Formação Sabará presentes na região do Barreiro em Belo Horizonte – MG, uma área que apresenta forte crescimento desordenado. A partir disso, é possível perceber que os taludes analisados são estáveis, de acordo com as metodologias utilizadas e que os resultados auxiliaram no dimensionamento e posicionamento de um empreendimento que irá ser construído no terreno e, dessa forma, contribui para o desenvolvimento urbano na região.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3624
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizaçãoGeomecânicaMaciços.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons