Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3620
Título: Proposta de melhorias para a área de integridade estrutural : um procedimento operacional padrão para a gerência de manutenção e gestão de ativos de uma empresa de mineração.
Autor(es): Ferreira, Ana Paula da Silva Chagas
Orientador(es): Tayer, Sávio Sade
Membros da banca: Tayer, Sávio Sade
Silva, Washington Luís Vieira da
Bortolaia, Luís Antônio
Palavras-chave: Manutenção
Administração de ativo e passivo - controle de ativos
Estabilidade estrutural
Ativos estruturais
Data do documento: 2021
Referência: FERREIRA, Ana Paula da Silva Chagas. Proposta de melhorias para a área de integridade estrutural: um procedimento operacional padrão para a gerência de manutenção e gestão de ativos de uma empresa de mineração. 2021. 60 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo definir diretrizes, por meio de um procedimento operacional padrão, para promover melhorias para a área de integridade estrutural como parte da gerência de manutenção e gestão de ativos de uma empresa do setor minerário levando em conta a importância da conservação estrutural dos ativos na cadeia produtiva. Inicialmente foi feita uma pesquisa exploratória em conjunto com um estudo teórico a fim de aliar práticas já realizadas em algumas empresas com publicações em livros, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, garantindo embasamento para a tomada de decisões. Em seguida foi definida a metodologia do trabalho, que foi qualitativa, bibliográfica e de carácter exploratório, visto que buscou propor uma solução utilizando como base dados narrados de forma não numérica de documentos já publicados com o objetivo de indicar uma melhoria para o estudo, no caso um procedimento operacional padrão para a área de integridade estrutural. Como resultado houve a explanação acerca de cada tópico que envolve a planilha final sejam eles inventários de ativos estruturais, classificação de criticidade desses ativos, definição e execução de estratégias da área, bem como execução das atividades de manutenção estrutural. A proposta de melhoria, por meio de uma planilha que ilustra um procedimento operacional padrão, visa promover uma melhor gestão da área de integridade estrutural levando em consideração as normas vigentes, a segurança operacional, os custos de manutenção, a produtividade da empresa e um mapeamento assertivo dos ativos pertencentes a área, tudo isso resultando em um maior valor agregado a toda cadeia de uma empresa.
Resumo em outra língua: The present work aims to define guidelines, through a standard operating procedure, to promote improvements in the area of structural integrity as part of the maintenance management and asset management of a company in the mining sector taking into account the importance of structural conservation of active in the production chain. Initially, an exploratory research was carried out in conjunction with a theoretical study in order to combine practices already carried out in some companies with publications in books, course completion papers, dissertations and theses, guaranteeing a basis for decision making. Then the work methodology was defined, which was qualitative, bibliographic and exploratory in nature, since it sought to propose a solution using non-numerically narrated data from documents already published in order to indicate an improvement for the study, in the case a standard operating procedure for the area of structural integrity. As a result, there was an explanation about each topic that involves the final spreadsheet, whether they are inventories of structural assets, the classification of criticality of these assets, the definition and execution of strategies in the area, as well as the execution of structural maintenance activities. The improvement proposal, through a spreadsheet that illustrates a standard operating procedure, aims to promote better management of the area of structural integrity taking into account the current rules, operational safety, maintenance costs, company productivity and a mapping assertive of the assets belonging to the area, all resulting in a greater added value to the entire chain of a company.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3620
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PropostaMelhoriasArea.pdf844,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons