Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3344
Título: Proposta e desenvolvimento de um serviço de recomendação para a biblioteca digital do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(es): Correa Filho, Igor Thiago
Orientador(es): Assis, Guilherme Tavares de
Membros da banca: Assis, Guilherme Tavares de
Coelho, Dayanne Gouveia
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Palavras-chave: Serviço de recomendação
Biblioteca digital
Modelo vetorial
Filtragem baseada em conteúdo
Filtragem colaborativa
Filtragem híbrida
Data do documento: 2021
Referência: CORREA FILHO, Igor Thiago. Proposta e desenvolvimento de um serviço de recomendação para a biblioteca digital do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. 2021. 39 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Serviços de recomendação fornecem sugestões de itens a serem recomendados para um usuário. Com o surgimento das bibliotecas digitais e com a grande quantidade de objetos digitais armazenados em seus acervos, a tarefa de encontrar os objetos digitais mais relevantes a um determinado usuário pode se tornar bem árdua e ineficiente. Visando melhorar a satisfação de usuários ao utilizarem um biblioteca digital, é necessário o desenvolvimento de serviços que auxiliam na recuperação de objetos digitais que sejam de interesse dos mesmos. Assim, considerando a Biblioteca Digital de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (BDMPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto, o objetivo deste trabalho consiste em propor, desenvolver e validar um serviço de recomendação para tal biblioteca, com o intuito de indicar produtos educacionais que sejam do interesse de usuários por meio de abordagens baseadas em conteúdo, colaborativa e híbrida. O serviço proposto e desenvolvido envolve três estratégias distintas de recomendação baseadas no XML do currículo Lattes de um usuário, em um produto educacional do acervo da BDMPEC, e em um texto livre fornecido pelo usuário. Os resultados obtidos foram satisfatórios e validaram o serviço de recomendação proposto e desenvolvido, chegando a alcançar 90% de eficácia.
Resumo em outra língua: Recommendation services provide items suggestions to be recommended to a user. With the emergence of the digital libraries, and lots of digital objects stored in its collections, to a user find the objects more applicable is very hard. Trying to improve the user satisfaction on the usage of a digital library, its necessary the development of assist services that assist on the recuperation of digital objects that are of the interest of the user. So, considering the Digital Library of Professional Master's Degree in Science Teach of Federal University of Ouro Preto, the objective of this work is propose, develop and validate a recommendation service for such library, in order to indicate educational products that are of the interest of the users through content based, collaborative and hybrid approaches. The proposed and developed service involve three distinct strategies of reccommendation based on XML of a user's Lattes resume, on a educational product of the BDMPEC's collection, and on a free text provided by the user. The results obtained were satisfactory and validated the proposed and developed recommendation service, reaching 90% effectiveness.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3344
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PropostaDesenvolvimentoServiço.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons