Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3305
Título: Aplicação do sensoriamento remoto e SIG na análise da vulnerabilidade e disponibilidade hídrica das sub-bacias do rio Riachão e rio Vieira - Minas Gerais.
Autor(es): Soares, Igor Alex Santos
Orientador(es): Souza, Maria Eugênia Silva de
Membros da banca: Souza, Maria Eugênia Silva de
Cardoso, Dyana Caroline Ferreira
Leão, Lucas Pereira
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Hidrogeologia
Aquíferos
Carste
Data do documento: 2021
Referência: SOARES, Igor Alex Santos. Aplicação do sensoriamento remoto e SIG na análise da vulnerabilidade e disponibilidade hídrica das sub-bacias do rio Riachão e rio Vieira - Minas Gerais. 2021. 79 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Regiões cársticas são grandes reservatórios subterrâneos de água doce. Geralmente são heterogêneos e anisotrópicos devido ao processo de dissolução por condutos e cavernas de alta permeabilidade. A vulnerabilidade à contaminação em aquíferos cársticos é alta, devido a rapidez da infiltração nesse sistema, não permitindo a degradação dos poluentes antes de atingirem o lençol freático. Com o objetivo de mapear a vulnerabilidade dos aquíferos das sub-bacias do rio Riachão e rio Vieira, localizadas no norte do estado de Minas Gerais, foi utilizado o método EPIK (Doerfliger & Zwahlen 1998), desenvolvido para zonas cársticas, permitindo assim caracterizar a área de estudo de maneira confiável e com baixo custo. O método EPIK (Doerfliger & Zwahlen 1998) é estruturado na sobreposição de mapas com índices ponderados, caracterizando quatro feições do aquífero cárstico: epicarste; cobertura de proteção; condições de infiltração; e desenvolvimento da rede cárstica. Esse método foi aplicado para o contexto da bacia hidrogeológica que abrange as sub-bacias do rio Riachão e rio Vieira, pois esta região é predominantemente composta por aquíferos cársticos e fraturados-cársticos expostos a poluentes oriundos do uso e ocupação do solo como agricultura, pecuária e urbanização. A vulnerabilidade dos aquíferos cársticos foi determinada pela sobreposição de mapas de índices ponderados de vários parâmetros como: clima, solo, vegetação, drenagem, tipo de poluente, geologia, entre outras feições. O produto final deste trabalho foi o mapa de vulnerabilidade, revelando que, 30,73% da área apresenta vulnerabilidade alta, 62,86% vulnerabilidade média e 6,41% baixa vulnerabilidade. Definir e mapear as regiões vulneráveis à contaminação nos aquíferos cársticos é de extrema importância, por contribuir como uma ferramenta de gestão dos mananciais subterrâneos visando o uso e ocupação do solo de forma planejada e harmônica com o meio ambiente.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3305
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AplicaçãoSensoriamentoRemoto.pdfArtigo principal5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons