Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3228
Título: A Ferinha de Pedra Sabão e a invenção das tradições : uma problemática sobre os discursos do patrimônio em Ouro Preto.
Autor(es): Naves, Sarah Meiriellle Ferri
Orientador(es): Coelho, Priscilla Arigoni
Membros da banca: Coelho, Priscilla Arigoni
Rezende, Edson Fialho de
Brusadin, Lia Sipaúba Proença
Palavras-chave: Memória
Patrimônio cultural
Usos e costumes - oriegem
Data do documento: 2019
Referência: NAVES, Sarah Meirielle Ferri. A Ferinha de Pedra Sabão e a invenção das tradições: uma problemática sobre os discursos do patrimônio em Ouro Preto. 2019. 84 f. Monografia (Graduação em Museologia) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, intitulado “A FEIRINHA DE PEDRA SABÃO E A INVENÇÃO DAS TRADIÇÕES: uma problemática sobre os discursos do patrimônio em Ouro Preto”, tem como objetivo entender como acontece o discurso do patrimônio em um lugar de relações dinâmicas que é o Largo de Coimbra, dentro do perímetro tombado da cidade, antes e depois da nova roupagem do patrimônio enquanto processo. A metodologia se baseou em dois momentos históricos, a partir da pesquisa em fontes primárias do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto entre as décadas de 1970 e 1990 e dois documentos relacionados ao pedido de registro da Feirinha, de 2017. A partir da visão de invenção das tradições de Eric Hobsbawn, e análise da documentação, o pedido de Registro da Feirinha de Pedra Sabão trouxe o entendimento de que ao longo dos anos, o Largo de Coimbra foi utilizado para diferentes atividades, incluindo as religiosas e culturais, foi notável que o lembrar e o esquecer foram utilizados coletivamente para validar a permanência da Feirinha de Pedra Sabão no Largo de Coimbra.
Resumo em outra língua: This course conclusion work, entitled “THE FAIRINHA DE PEDRA SABÃO AND THE INVENTION OF TRADITIONS: a problematic about the discourses of heritage in Ouro Preto”, aims to understand how the heritage discourse happens in a place of dynamic relationships that is the Largo de Coimbra, within the perimeter of the city, before and after the new revival of heritage as a process. The methodology was based on two historical moments, from the research in primary sources of the Ouro Preto Municipal Public Archive between the 1970s and 1990s and two documents related to Feirinha's 2017 registration application. From the vision of invention Eric Hobsbawn's traditions, and documentation analysis, the application of Registration of Feirinha de Pedra Sabão brought the understanding that over the years, Largo de Coimbra was used different activities, including religious and cultural, was remarkable to remember and forgetting were collectively used to validate the permanence of Feirinha de Pedra Sabão in Largo de Coimbra.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3228
Aparece nas coleções:Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_FeirinhaPedraSabão.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons