Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3020
Título: A condição histórica e as formas de organização do negro no Brasil : os desafios impostos pelo racismo, do escravismo colonial ao capitalismo dependente.
Autor(es): Carvalho, Vitória Latorre de
Orientador(es): Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Membros da banca: Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Almeida, Sheila Dias
Perez, Davi Machado
Palavras-chave: Capitalismo - história e crítica
Conflito social - Brasil
Escravismo - Brasil - história
Negros - história
Racismo - Brasil
Data do documento: 2021
Referência: Carvalho, Vitória Latorre de. A condição histórica e as formas de organização do negro no Brasil: os desafios impostos pelo racismo, do escravismo colonial ao capitalismo dependente. 2021. 88 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social é um estudo bibliográfico que se propõe a investigar o racismo na formação social brasileira e a organização dos trabalhadores negros do período escravocrata–senhorial ao período do capitalismo dependente monopolista. Tem por objetivo refletir sobre o racismo enquanto elemento fundamental no processo de formação das classes sociais no Brasil, entendendo também a organização dos trabalhadores negros na história, a questão racial no seio da luta de classes e as disputas desdobradas no interior das organizações políticas e na construção das lutas sociais. Identificado assim, o racismo enquanto uma ideologia de dominação de classes, racializando também a estrutura de dominação e exploração do modo de produção capitalista. Desta forma analisamos a luta dos movimentos negros ao longo da história, colocando para discussão seu desenvolvimento, reivindicações, contradições, conquistas e desafios para construir avanços e emancipação a população negra.
Resumo em outra língua: El presente trabajo para concluir el curso de Trabajo Social es un estudio bibliográfico que tiene como objetivo investigar el racismo en la formación social brasileña y la organización de los trabajadores negros desde el período esclavista al period capitalismo monopolista dependiente. Con el objetivo de reflexionar sobre el racismo como elemento fundamental en el proceso de formación de las clases sociales en Brasil, entendiendo también la organización de los trabajadores negros en la historia, la cuestión racial dentro de la lucha de clases y las disputas desarrolladas dentro de las organizaciones políticas y en la construcción de las luchas sociales. Así identificado, el racismo como ideología de dominación de clases, racializando también la estructura de dominación y explotación del modo de producción capitalista. De esta manera, analizamos la lucha de los movimientos negros a lo largo de la historia, discutiendo su desarrollo, demandas, contradicciones, logros y desafíos para construir avances y emancipación de la población negra.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3020
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CondiçãoHistóricaFormas.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons