Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2945
Título: Compreendendo a articulação entre saúde e espiritualidade em mulheres de meia-idade em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde.
Autor(es): Calil, Gabriela Gouveia
Orientador(es): Ribeiro, Gustavo Meirelles
Membros da banca: Ribeiro, Gustavo Meirelles
Barra, Alexandre de Almeida
Serpa, Miguel Arcangelo
Palavras-chave: Espiritualidade
Saúde - doenças
Medicina de família e comunidade
Atenção primária a saúde
Mulheres - saúde e higiene
Data do documento: 2020
Referência: CALIl, Gabriela Gouveia. Compreendendo a articulação entre saúde e espiritualidade em mulheres de meia-idade em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. 2020. 37 f. Monografia (Especialização em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: Este artigo busca compreender a relação da espiritualidade com experiências dos processos de saúde-doença vivenciados por mulheres de meia idade, frequentadoras de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF). É uma pesquisa qualitativa feita através da análise de discurso do conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Observou-se que a espiritualidade desempenha função importante para a manutenção da saúde e para o enfrentamento de adversidades na vida dessas mulheres. A abordagem da espiritualidade na consulta médica pode trazer benefícios para o entendimento da pessoa como um todo, na construção do vínculo e na elaboração de estratégias terapêuticas conjuntas e centradas na pessoa. Sendo esse fator algo tão relevante para manutenção do cuidado e saúde na vida dessas mulheres, e visto que o tema que não tem sido abordado em consulta, conclui-se que reduzir o distanciamento existente entre o exercício da medicina e a fé dentro da consulta médica é algo importante e necessário.
Resumo em outra língua: This article seeks to understand the relationship between spirituality and experiences of health disease processes lived by middle-aged women, attending a Primary Health Care Unit (UAPS) of the Family Health Strategy (ESF). It is a qualitative research made by speech analysis of the content of semi-structured interviews. It was noticed that spirituality plays an important role in maintaining health and coping with adversities in the lives of these women. The spiritual perspective in medical consultation can bring benefits such as an increase of patient’s self awareness, the construction of a bond and in self-centered therapeutic strategies planning. Since this factor is so relevant for maintaining care and health in the lives of these women, and the topic has not been addressed in consultation, it is concluded that reducing the gap between the practice of medicine and faith within the medical consultation is something important and necessary.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2945
Aparece nas coleções:Especialização - Medicina da Família e Comunidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CompreendendoArticulaçãoSaúde.pdf530,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.