Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2574
Título: Gênero em museus de ciência : Análise de como a mulher é abordada na exposição de química do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(es): Venâncio, Larissa Gonçalves
Orientador(es): Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos de
Membros da banca: Mattos, Yara
Nunes, Gilson Antônio
Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos de
Palavras-chave: Museologia
Gênero
Ciência
Mulheres
Museu
Data do documento: 2018
Referência: VENÂNCIO, Larissa Gonçalves. Gênero em museus de ciência: Análise de como a mulher é abordada na exposição de química do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2018. 80 f. Monografia (Graduação em Museologia) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O trabalho de monografia “Gênero em museus de ciência: Uma análise de como a mulher é abordada na exposição de Química do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto”, foi desenvolvido sob orientação da professora Drª Ana Audebert do Departamento de Museologia da Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto DEMUL/EDTM/UFOP. A pesquisa monográfica busca analisar como gênero é abordado dentro de museus de ciência e como as mediações e ações educativas da instituição detém um grande potencial de modificar esse cenário de representação desigual. Como estudo de caso utilizaremos a exposição da sala de química, que se encontra no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Deste modo, iniciamos com uma discussão sobre o papel das mulheres nos museus de ciência a partir de uma revisão bibliográfica com o objetivo de fazer uma contextualização sobre as mulheres na ciência. Na sequência desenvolvemos uma análise do estudo de caso da exposição problematizando, portanto, como o discurso da instituição do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, expõe e media a questão de gênero em sua exposição permanente.
Resumo em outra língua: The work of a monograph entitled " Gender in Science Museums: An Analysis of How the Woman is addressed at the Chemistry Exhibition of the Museum Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto" was developed under the guidance of Professor Ana Audebert of the Department of Museology. of the Escola de Direito, Turismo e Museologia in Universidade Federal de Ouro Preto DEMUL / UFOP. The monographic research seeks to analyze how gender is addressed within science museums and how the institution's actions educational and mediations have a great potential to modify this scenario of unequal representation. As is the case of the exhibition of the chemistry room, located in the Museum Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Therefore, we began with a discussion about the role of women in science museums from a bibliographical review aimed at contextualizing women in Science, and so, how the discourse of the institution of the Museum Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, exposes and mediates the issue of gender in its permanent exposition.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2574
Aparece nas coleções:Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Gênero Museus Ciência.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons