Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1927
Título: WikiHouse e a customização digital de massa da habitação.
Autor(es): Silva, Max Pedro da
Orientador(es): Vale, Clécio Magalhães do
Membros da banca: Vale, Clécio Magalhães do
Araújo, Alice Viana de
Bernis, Frederico Mourão Octavianni
Palavras-chave: Habitação pré-fabricada - projeto WikiHouse
projeto WikiHouse
Habitação pré-fabricada - customização
Habitação - construção sustentável
Data do documento: 2019
Referência: SILVA, Max Pedro da. WikiHouse e a customização digital de massa da habitação. 2019. 75 f. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O mundo globalizado e a internet alteraram para sempre o modo de vida das comunidades ao longo do globo. As trocas entre as pessoas se dão de forma mais rápida e complexa, em um cenário onde a migração urbana em busca de melhores condições trabalhistas e de vida é cada vez maior. Diante de fatores como a especulação imobiliária e a gestão negligente de políticas públicas habitacionais para com o fortalecimento do cotidiano e dos laços sociais das pessoas, vê-se necessário repensar a habitação em um novo contexto, em especial a unifamiliar, enxergada mais como um ponto referencial, não como peça do todo em constante movimento. Através da investigação da condição de adaptabilidade da moradia unifamiliar, com o auxílio das ferramentas computacionais e de teorias aplicadas à pré-fabricação na construção civil, este trabalho final se empenha em compreender o papel da arquitetura, do arquiteto e do mercado no escopo da produção habitacional pré-fabricada digitalmente, de forma que a proposta de trabalho se conforme à todas as variáveis e constantes que imperam sobre sua criação e viabilidade de implementação.
Resumo em outra língua: Internet and globalized world has forever changed communities’ lifestyles along the globe. The social exchanges are given under such a complex and rapid pace, in a scenario whereas urban migration in the pursuit of a better life and labor conditions is increasingly high. Toward factors like real estate speculation and negligent public housing policy management in favor of people’s social and daily bonds strenghtening, it is necessary to rethink housing as we know it into a new context, oftenly seen as a stronghold, not as a piece of a ever-working clock. Through the investigation of a single-family adaptability condition, with the aid of computer-based tools and architectural production theories, this present work resumes to comprehend the role of the architecture, the architect and the market in the scale and scope of digital-driven, prefabricated dwelling production, in a way the final work comes from both variables and constraints that acts upon its creation and implementation viability.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1927
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_WikiHouseCustomizaçãoDigital.pdf22,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons