Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/185
Título: Autogestão na prática : a experiência de uma empresa recuperada por trabalhadores.
Autor(es): Santos, Fernanda Helena de Paula
Orientador(es): Curi Filho, Wagner Ragi
Membros da banca: Bouyer, Gilbert Cardoso
Alves, Jean Carlos Machado
Palavras-chave: Economia solidária
Autogestão
Relações de trabalho
Data do documento: 2016
Referência: SANTOS, Fernanda Helena de Paula. Autogestão na prática : a experiência de uma empresa recuperada por trabalhadores. 2016. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os aspectos autogestionários presentes em uma empresa recuperada por trabalhadores situada na cidade de Diadema. Empresas recuperadas são conceituadas como segmento da Economia Solidária formado por empreendimentos autogestionários que tiveram sua origem a partir da falência de empresas capitalistas tradicionais, onde os trabalhadores assumiram o controle dos meios e do processo de produção. Foram analisadas aspectos como as relações de poder existentes, as formas de controle sobre o trabalho, a gestão democrática e as mudanças ocorridas após o processo de recuperação. Para isso, realizamos um estudo teórico-empírico e exploratório-descritivo com dados coletados através de entrevista semi-estruturada e observações. No estudo de caso foi possível observar na prática, aspectos teóricos da autogestão, além de uma transformação positiva das relações de trabalho. Percebeu-se que nesses empreendimentos o ser humano é mais valorizado do que o lucro.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/185
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 01/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AutogestãoPráticaExperiência.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons