Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1788
Título: O sistema Kaizen como alicerce para o lean manufacturing : o caso de um centro de distribuição de uma empresa de cosméticos.
Autor(es): Lobato, Thais Tiso
Orientador(es): Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Membros da banca: Araújo, Samantha Rodrigues de
Neves, Davi das Chagas
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Palavras-chave: Lean manufacturing
Kaizen - metodologia
Manuseio e transporte de materiais
Desperdício - economia
Data do documento: 2019
Referência: LOBATO, Thais Tiso. O sistema Kaizen como alicerce para o lean manufacturing: o caso de um centro de distribuição de uma empresa de cosméticos. 2019. 71 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: A busca pelo aperfeiçoamento dos processos, redução de desperdícios e eliminação de perdas auxiliam as empresas a minimizarem custos e consequentemente aumentar lucros. Uma metodologia desenvolvida para alcançar esses objetivos é o Lean Manufacturing (LM), uma vez que seus princípios podem contribuir para indicar caminhos para melhoria, qualidade e eficiência de processos industriais. Neste sentido, essa monografia pretende analisar a utilização do Kaizen como suporte à metodologia Lean manufacturing (LM). Uma análise teórica da melhoria continua foi posta em prática em uma situação real dentro de um centro de distribuição de uma empresa de cosméticos. Onde o principal objetivo foi a eliminação de desperdícios nas atividades de expedição de produtos acabados e reduzir o tempo total deste processo. Como resultado da implementação do Kaizen verificou-se uma redução de 62% no tempo de carregamento. Dentre as vantagens observadas na aplicação do Lean manufacturing (LM), estão a capacidade de aumentar a produtividade de um processo, a criação de uma cultura de melhoria contínua na localidade de estudo e melhor uso da força de trabalho com foco nas atividades que agregam valor para o cliente final.
Resumo em outra língua: The quest for improvement of processes and reduction of waste and losses provides companies to reduce costs and as a result increase profit. A methodology developed to achieve these objectives is Lean Manufacturing (LM), since its application can contribute to indicate ways for improvement, quality and efficiency. In this sense, this research intends to analyze the application of the Kaizen tool as a support to the Lean manufacturing (LM) methodology. The theoretical analysis of the tool was put into practice in a real situation within a distribution center of a cosmetics company. The company's goal was to eliminate waste in the loading activity to reduce overall time. As a result of the implementation of the Kaizen tool there was a 62% reduction in loading time. Among the observed advantages of the Lean Manufacturing (LM) application are the ability to increase the productivity of a process, create a culture of continuous improvement in the company and better use of the workforce with a focus on activities that add value to the client.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1788
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SistemaKaizenAlicerce.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons