Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1708
Título: Etograma e orçamento temporal de cateto (Pecari tajacu, Tayassuidae, Cetartiodactyla).
Autor(es): Silva, Mariane Mendes da
Orientador(es): Azevedo, Cristiano Schetini de
Membros da banca: Azevedo, Cristiano Schetini de
Pires, Maria Rita Silvério
Beirão, Marina do Vale
Palavras-chave: Conservação da natureza
Vida selvagem - conservação
Mamíferos - comportamento
Data do documento: 2018
Referência: SILVA, Mariane Mendes da. Etograma e orçamento temporal de cateto (Pecari tajacu, Tayassuidae, Cetartiodactyla). 2018. 35 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2019.
Resumo: O cateto, Pecari tajacu, é um porco nativo das Américas, que ocorre em todo o território brasileiro. São animais bem sociáveis, vivendo em grupos de seis a nove indivíduos. Em seu habitat natural apresentam hábitos mais diurnos do que noturnos, cujo hábito em cativeiro pode sofrer mudanças devido a condições de manejo. A espécie encontra-se ameaçada de extinção devido o desmatamento e à caça. Apesar de ser criado em cativeiro, tanto para fins comerciais quanto para fins conservacionistas, pouco se sabe sobre seus padrões comportamentais. O objetivo do estudo foi avaliar os aspectos comportamentais de catetos, com a construção de um etograma e a montagem de um orçamento temporal. Foram estudados 20 catetos, distribuídos em dois grupos de 10 indivíduos, sendo todos adultos e nascidos em cativeiro. Foram construídos o etograma e o orçamento temporal dos indivíduos, utilizando o método ad libitum, com coleta de dados em diferentes horários entre 08:00h e 12:00h e entre 13:00h e 17:00h. Foram coletadas 179 horas de dados em cada hora desses períodos, exceto 15:00h às 17:00h, que foram coletadas 122 horas de dados em cada hora, o que totalizou 301 horas. Foram identificados 82 comportamentos exibidos pelos catetos, sendo a maior parte registrada no período da tarde, entre 14:00 e 15:00h. Na maior parte do tempo, os catetos permaneceram inativos. Acredita-se que a elevada taxa de registro de inatividade pode ter sido por causa da influência da temperatura, pois em dias mais quentes, eles permaneceram mais inativos do que em dias frios. A partir do etograma e do orçamento temporal, um manejo mais direcionado pode ser realizado, como ações que aumentem a atividade dos animais.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1708
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pela autora em 15/03/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EtogramaOrçamentoTemporal.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons