Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1639
Título: Importância, aplicação e desenvolvimento de um sistema de controle, supervisão e aquisição de dados.
Autor(es): Borges, Tiago Alves
Orientador(es): Campos, Víctor Costa da Silva
Membros da banca: Braga, Márcio Feliciano
Campos, Víctor Costa da Silva
Eras Herrera, Wendy Yadira
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Sistemas de controle
Sistemas de controle supervisório
Data do documento: 2018
Referência: BORGES, Tiago Alves. Importância, aplicação e desenvolvimento de um sistema de controle, supervisão e aquisição de dados. 2018. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2018
Resumo: O presente trabalho conta a história dos sistemas de controle, desde a primeira revolução, chegando ao presente, em que é evidenciada a importância e aplicação dos sistemas supervisórios. Para demonstrar sua aplicabilidade, um sistema de controle de nível é desenvolvido por completo, mostrando os passos necessários para estimar o modelo matemático do sistema, projetar um controlador Proporcional-Integral e desenvolver um sistema supervisório de aquisição de dados.
Resumo em outra língua: This work presents a history of control systems, starting from the first Industrial Revolution until the present day, where the importance and application of supervisory systems is presented. To show its applicability, a level control system is fully developed, showing the steps for the estimation of mathematical model for the system, the design of a Proportional-Integral controller and the development of a supervisory system for control and data acquisition.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1639
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/01/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ImportânciaAplicaçãoDesenvolvimento.pdf9,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons