Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1561
Título: Elaboração de um modelo físico para o estudo de uma prótese de cotovelo e avaliação de diferentes configurações de montagem.
Autor(es): Tripoli, Carlo
Orientador(es): Magalhães, Paulo Henrique Vieira
Ingrassia, Tommaso
Membros da banca: Magalhães, Paulo Henrique Vieira
Nascimento, Breno Gontijo de
Sousa, Diogo Antônio de
Palavras-chave: Prótese de cotovelo
Simulação numérica
Modelo físico
Data do documento: 2018
Referência: TRIPOLI, Carlo. Elaboração de um modelo físico para o estudo de uma prótese de cotovelo e avaliação de diferentes configurações de montagem. 2018. 77 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018
Resumo: Neste trabalho, foi realizado um estudo de uma prótese de cotovelo para reduzir o estado de estresse na interface prótese-cimento-osso. Para alcançar este objetivo, um estudo teórico foi realizado para determinar um modelo físico que melhor caracterizasse a articulação do cotovelo, levando em consideração os músculos, os ossos e as forças. Posteriormente, com o auxílio do software CAD, procedeu-se à realização de diferentes modelos que apresentaram diferentes configurações de montagens geométricas. Procedeu-se então, através de uma análise de elementos finitos, ao estudo do modelo, levando em consideração, também, três ângulos diferentes entre o braço e o antebraço: 0°, 90° e 145°. O resultado mostra que a pior condição de carga ocorre no cimento ulnar quando o ângulo entre o braço e o antebraço é de 90°. Fazendo uma modificação de -3 ° na inclinação do eixo protético em relação ao eixo ulnar no plano sagital, há uma melhoria de cerca o 25%.
Resumo em outra língua: In this work, a study of an elbow prosthesis was carried out to reduce the stress state in the prosthesis-cement-bone interface. To achieve this goal, a theoretical study was conducted to determine a physical model that best characterized the elbow joint, taking into account muscles, bones and forces. Afterwards, with the aid of CAD software, different models were developed that presented different configurations of geometric assemblies. A finite element analysis was then carried out to study the model, taking into account also three different angles between the arm and the forearm: 0°, 90° and 145°. The result shows that the worst loading condition occurs in the ulnar cement when the angle between the arm and the forearm is 90 °. By making a -3 ° change in the inclination of the prosthetic axis relative to the ulnar axis in the sagittal plane, there is an improvement of about 25%.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1561
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ElaboraçãoModeloFísico.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons