Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1333
Título: Arcabouço estratigráfico e estrutural da Formação Moeda (Grupo Caraça, Supergrupo Minas) na terminação meridional do sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferriféro, MG.
Autor(es): Santos, André Luiz Araújo dos
Orientador(es): Martins, Maximiliano de Souza
Madureira, Rafael da Silva
Membros da banca: Martins, Maximiliano de Souza
Fonseca, Marco Antônio
Alkmim, Ana Ramalho
Nunes, Filipe Silva
Palavras-chave: Geologia estratigráfica
Geologia estrutural
Quadrilátero Ferrífero - MG
Data do documento: 2018
Referência: SANTOS, André Luiz Araújo dos. Arcabouço estratigráfico e estrutural da Formação Moeda (Grupo Caraça, Supergrupo Minas) na terminação meridional do sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferriféro, MG. 2018. 69 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O presente trabalho versa sobre a descrição do arcabouço estratigráfico e estrutural da Formação Moeda no segmento meridional do sinclinal Gandarela, porção nordeste do Quadrilátero Ferrífero, MG. Com base em trabalhos de campo, foram identificadas nove litofácies que compõem a Formação Moeda, sendo agrupadas e interpretadas como três associações de litofácies (Alf1, Alf2 e Alf3). Caracterizada pelo levantamento de duas colunas estratigráficas, intituladas Coluna Fazenda Capivary e Coluna Morro da Antena, a Formação Moeda, ocorre em ampla distribuição superficial, com espessura na ordem de centenas de metros. Do ponto de vista estrutural, o segmento sul do sinclinal Gandarela representa um homoclinal, onde, grande parte das rochas possuem direção NS e mergulham para leste. A área de estudo apresenta um conjunto de falhas intraestratais, com presença de foliação cisalhante S/C nos planos de movimento. A região está inserida num cinturão de cavalgamentos conhecido como Sistema de Cisalhamento Fundão-Cambotas. Apresenta também evidências da atuação de regime deformacional dúctil-rúptil e metamorfismo de fácies xisto verde. Os litotipos metaconglomeráticos e metareníticos correlatos da Formação Moeda se relacionam com depósitos proximais a médios (Alf1), e depósitos distais (Alf3) de um leque aluvial do tipo dominado por um sistema fluvial entrelaçado. Há também, depósitos de uma transição localizada para planície costeira (Alf2). Os dados estratigráficos obtidos corroboram com trabalhos anteriores que apresentam uma série de aspectos sedimentares da Formação Moeda no Quadrilátero Ferrífero, principalmente no sinclinal Gandarela.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1333
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ArcaboucoEstratigraficoEstrutural.pdf9,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons