Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1332
Título: Integração geológica-fotogeológica da região compreendida entre os distritos de Terra Branca e Caçaratiba, Médio Jequitinhonha, Centro-Norte de Minas Gerais : implicações para a revisão cartográfica das unidades proterozoicas na terminação periclinal da anticlinal de Itacambira.
Autor(es): Reis, João Arthur Andreazzi
Orientador(es): Martins, Maximiliano de Souza
Membros da banca: Martins, Maximiliano de Souza
Oliveira, Rosana Gonçalves de
Fonseca, Marco Antônio
Palavras-chave: Serra do Espinhaço - MG e BA
Mapeamento geológico
Data do documento: 2018
Referência: REIS, João Arthur Andreazzi. Integração geológica-fotogeológica da região compreendida entre os distritos de Terra Branca e Caçaratiba, Médio Jequitinhonha, Centro-Norte de Minas Gerais : implicações para a revisão cartográfica das unidades proterozóicas na terminação periclinal da anticlinal de Itacambira. 2018. 137 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo a compilação e integração dos mapeamentos geológicos, em escala 1:25.000, realizados na porção central da Serra do Espinhaço, zona periclinal da terminação da anticlinal de Itacambira, no domínio externo do Orógeno Araçuaí (Pedrosa-Soares et al. 2007) entre os domínios geotectônicos do Orógeno Araçuaí e o Cráton São Francisco. Tal região é compreendida entre os distritos de Terra Branca e Caçaratiba, porção centro-norte de Minas Gerais, Brasil. Souza (2016) contrapôs todos os trabalhos anteriores, realizados na região estudada, e reposicionou os xistos verdes e sedimentos encaixantes para a recém-denominada Formação Planalto de Minas, o que marcou a instalação do eixo termal do Grupo Macaúbas no Toniano. Como consequência natural, este trabalho visa analisar e compreender melhor as relações estruturais e estratigráficas além de revisar a cartografia geológica das unidades proterozoicas no segmento Terra Branca-Caçaratiba reconhecendo tal formação nos mapeamentos realizados em escala semi regional. Inicialmente este trabalho contou com uma ampla revisão bibliográfica acerca da geologia regional com o objetivo de obter dados de cunho estratigráficos, estruturais e morfoestruturais. Subsequentemente, foram realizados trabalhos de campo e escritório, junto à disciplina Estágio de Mapeamento Geológico (GEO-391), viabilizando a integração das áreas mapeadas gerando um polígono de 337 Km². A região foi agrupada em dois compartimentos distintos segundo o comportamento reo- lógico de suas unidades. O compartimento I, de natureza frágil a frágil-dúctil, restringe-se a área de ocorrência do Complexo Córrego do Cedro, e pelas formações Resplandecente e Ma-tão. O compartimento II, de natureza essencialmente dúctil a dúctil-frágil, abrange as formações Planalto de Minas e Chapada Acauã. A natureza do contato entre os compartimentos I e II possivelmente associa-se a um limite tectônico brusco entre as protobacias Resplandecente e Planalto de Minas com forte expressão morfoestrutural. foram evidenciados três zonas de superfícies de falhas de descolamento basal relacionadas à reativação de descontinuidades estratigráficas regionais marcadas por anisotropia mecânica, com maior ou menor grau de intensidade dependendo das rochas envolvidas. A estratigrafia da área é constituída, da base para o topo, pelo Complexo Córrego do Cedro, Formação Resplandecente, Supergrupo Espinhaço, e pelas formações Matão, Planalto de Minas e Chapada Acauã pertencentes ao Grupo Macaúbas, Supergrupo São Francisco. Além disso, foram distinguidas uma cobertura fanerozoica que aflora no topo do Grupo Macaúbas e a Suíte Metaígnea Pedro Lessa.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1332
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/05/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Permite o uso para fins comerciais e não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_IntegraçãoGeológicaFotogeológica.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons