Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1209
Título: Sistema para monitoramento de nascentes e cursos de água via SMS.
Autor(es): Soares, Natália Cristino
Orientador(es): Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Membros da banca: Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Rêgo Segundo, Alan Kardek
Alves, Luiz Fernando Ríspoli
Palavras-chave: Sensor ultrassônico
Short Message Service
Monitoramento hidrológico
Microcontroladores - Arduíno
Data do documento: 2015
Referência: SOARES, Natália Cristino. Sistema para monitoramento de nascentes e cursos de água via SMS. 2015. 41 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de um módulo de medição com o objetivo de monitorar remotamente o nível de nascentes e cursos de água. Esse módulo pode ser utilizado em áreas de difícil acesso, possibilitando assim obter maior volume de dados dos níveis para o gerenciamento desses sistemas hídricos. O módulo de medição possui um sensor ultrassônico como um medidor de nível e envia mensagens para um telefone celular contendo o valor das medições realizadas.
Resumo em outra língua: This study describes the development of a measurement module for the purpose of remotely monitoring the level of springs and watercourses. This module can be used in hard to reach areas, enabling thus obtain more data levels to manage these water systems. The measuring module has an ultrasonic sensor as a level meter and sends messages to a mobile phone containing the value of the measurements.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1209
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo professor da disciplina de monografia em 07/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SistemaMonitoramentoNascentes.pdf5,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons