Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1059
Título: Estudo hidrogeológico do aquífero no bairro Amaro Lanari, em Ipatinga/MG.
Autor(es): Oliveira, Débora Almeida de
Orientador(es): Gavão, Paulo Henrique Ferreira
Membros da banca: Gavão, Paulo Henrique Ferreira
Santiago, Aníbal da Fonseca
Barella, César Falcão
Palavras-chave: Hidrogeologia
Ipatinga - MG
Aquíferos
Data do documento: 2018
Referência: OLIVEIRA, Débora Almeida de. Estudo hidrogeológico do aquífero no bairro Amaro Lanari, em Ipatinga/MG. Monografia. 67 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O desenvolvimento industrial próximo às das cidades pode acarretam em significativo crescimento populacional e o consequente aumento na demanda por recursos hídricos. A cidade de Ipatinga (MG), pensando no problema referente ao abastecimento de água para consumo humano, tem como principal opção o manancial subterrâneo, gerenciada pela COPASA. Entretanto, há poucos estudos sobre a hidrogeologia da região, principalmente nas áreas onde os poços de abastecimento estão locados. Assim, o objetivo do trabalho de conclusão de curso foi contribuir no desenvolver de um estudo hidrogeológico, no caso, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água da COPASA, no Bairro Amaro Lanari, onde se localizam os principais poços de abastecimento na cidade. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas de estudos: 1) coleta e reorganização de dados existentes e interpretação dos dados; e 2) elaboração de hipóteses sobre funcionamento do aquífero. Os resultados indicam que, na área de estudo, o aquífero é do tipo livre, composto de material inconsolidado e apresentando altos valores de transmissividade e condutividade hidráulica, o que acarreta em altas vazões de água na região. Com relação à qualidade da água, no geral, o aquífero encontra-se em boas condições, necessitando que a água subterrânea passe apenas por tratamento convencional antes de ser distribuída para a população.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1059
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoHidrogeológicoAquifero.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons