Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/885
Título: Caracterização geoquímica da água e sedimentos de fundo do Ribeirão Mazargo, Ouro Preto - MG.
Autor(es): Almeida, Hélio Moreira de
Orientador(es): Costa, Adivane Terezinha
Nalini Júnior, Hermínio Arias
Membros da banca: Costa, Adivane Terezinha
Lucon, Thiago Nogueira
Rudnitzki, Isaac Daniel
Palavras-chave: Geoquímica
Geologia ambiental
Espectrometria
Data do documento: 2017
Referência: ALMEIDA, Hélio Moreira de. Caracterização geoquímica da água e sedimentos de fundo do Ribeirão Mazargo, Ouro Preto - MG. 2017. 99 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A micro-bacia do ribeirão Marzagão está inserida na a sub-bacia do ribeirão do Carmo, contribuinte da Bacia do Rio do Carmo. Localiza-se nas proximidades do bairro Saramenha no município de Ouro Preto, Minas Gerais. Destaca-se nesta micro-bacia a barragem de rejeitos de lama vermelha da mineração de bauxita, pertencente a empresa Hindalco S.A., e a mineração de topázio imperial Vermelhão. O objetivo principal do trabalho foi caracterizar a geoquímica da água e sedimentos de fundo do ribeirão Marzagão. Sendo esse formado por uma nascente e o sumidouro da barragem e três nascentes das cinco existentes a montante da barragem já mencionada, e correlacionar esses dados com as fontes geogênicas e possíveis interferências antropogênicas. O trabalho consistiu na coleta de amostras de água e sedimentos de fundo de canal a montante e a jusante da barragem Marzagão. Os sedimentos passaram por secagem e quarteamento das amostras de sedimentos para posterior a realização da análise da composição mineralógica e geoquímica parcial de elementos como: Na, Fe, Al, Ca, K, Mg, Mn, As, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, V, Zn, Pb e Ti. Os resultados apresentaram valores anômalos para os elementos Al, Na, Ca, K, Mg, S, As e Sr mostrando a contaminação causada pela barragem uma vez que a composição da lama vermelha tem como principais elementos o Al, Na, Ca. A difratometria de raios X na amostra coletada no ribeirão Marzagão, apresentou ocorrência de um hidróxido de alumínio evidenciando a contaminação ocasionada pela barragem.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/885
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/02/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizaçãoGeoquímicaÁgua.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons