Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/870
Título: Análise geofísica da região de Abaeté - MG.
Autor(es): Oliveira, Clarisse Barbosa
Orientador(es): Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Membros da banca: Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Tazava, Edison
Cardoso, Luiz Henrique
Palavras-chave: Geofísica
Magnetometria
Radiometria
Diamante
Região de Abaeté – MG
Data do documento: 2018
Referência: OLIVEIRA, Clarisse Barbosa. Análise geofísica da região de Abaeté - MG. 69 f. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica). Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto 2018.
Resumo: A área deste estudo caracteriza-se por ser uma região de grande importância econômica no que diz respeito à produção de minerais gemológicos, com destaque para os diamantes. A localidade delimitada está inserida na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, próxima ao município de Abaeté, Província Diamantífera Oeste do São Francisco. Ela é famosa por seus diamantes de grande porte e coloridos, sendo que um dos maiores diamantes do mundo, conhecido também como Brilhante do Rei de Portugal, foi achado nesta região, pesando 120 quilates. Esse trabalho teve como principal objetivo a análise geofísica da região de Abaeté e a descoberta de possíveis fontes primárias dos corpos diamantíferos e a geometria em profundidade destas fontes, a partir da análise magnetométrica e radiométrica da área, tendo-se como base os dados aerolevantados da CODEMIG (Área 9). Realizaram-se vários mapas geofísicos temáticos, os quais foram interpretados e integrados á geologia. A análise quantitativa, baseada na Deconvolução de Euler, permitiu a visualização em profundidade dos corpos que geraram as anomalias geofísicas. Deste modo, a realização desse estudo geofísico foi de grande importância para uma melhor compreensão da origem diamantífera no local, bem como a delimitação e interpretação de áreas potenciais à sua prospecção gerando, portanto, um impacto econômico positivo. Além disso, essa análise torna-se importante para um acréscimo no conhecimento geológico acerca da região e mostrar a eficácia da geofísica e seus métodos no auxílio de questões geológicas, bem como na identificação dos corpos diamantíferos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/870
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseGeofísicaRegião.pdf5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons