Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/851
Título: Análise de métodos para planejamento de curto prazo : uma abordagem para o line up.
Autor(es): Mandarino, Matheus Ferreira
Orientador(es): Pinto, Flavia Gomes
Membros da banca: Pinto, Flavia Gomes
Curi, Adilson
Bretas, Pedro Lopes
Palavras-chave: Minas e mineração - planejamento
Lavra de minas
Data do documento: 2018
Referência: MANDARINO, Matheus Ferreira. Análise de métodos para planejamento de curto prazo : uma abordagem para o line up. 2018. 43 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2018.
Resumo: Em praticamente todas as empresas de mineração há a necessidade de se fazer um planejamento estratégico da lavra para atender às necessidades do mercado . A equipe de planejamento de uma mineradora é responsável por organizar os processos da operação da mina, determinando a melhor forma de realizar a lavra de forma mais econômica e segura. Esse trabalho é dividido três fases, que são os planos de longo, médio e curto prazo, sendo este último ligado diretamente à operação da mina. Para isso utilizam-se metodologias específicas, onde cada mineradora pode realizar a criação ou adaptar os procedimentos já existentes para os padrões da mina onde será utilizada. Na mina de Alegria a equipe de planejamento de curto prazo utiliza diretrizes diárias que geram as ordens de serviços que serão executadas na mina. Porém, a falta de padrão nos documentos gerados prejudica o funcionamento desta metodologia. A fim de se determinar uma possível solução para esses problemas, existe um novo sistema denominado de Line Up, que até o momento não é um método consolidado na bibliografia. O sistema Line Up utiliza uma metodologia organizacional especifica, que pode se tornar uma excelente ferramenta de gestão, diminuindo a lacuna criada entre a gerencia de planejamento e o setor de operação da mina. A partir disso, o presente trabalho apresenta como objetivo principal compreender o funcionamento do planejamento de curto prazo, demonstrando como se pode realizar a programação diária em uma mina.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/851
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Minas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnaliseMétodosPlanejamento..pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons