Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/845
Título: Implantação de sistema de controle de temperatura da água utilizando trocador de calor aplicado em uma planta industrial.
Autor(es): Lage, Matheus Sales
Orientador(es): Campos, Victor Costa da Silva
Braga, Márcio Feliciano
Membros da banca: Campos, Victor Costa da Silva
Braga, Márcio Feliciano
Tiago, Marcelo Moreira
Crispim, Luciano Machado
Palavras-chave: Controle de temperatura
Calor - transmissão
Controladores PID - Proporcional Integral Derivativo
Data do documento: 2018
Referência: LAGE, Matheus Sales. Implantação de sistema de controle de temperatura da água utilizando trocador de calor aplicado em uma planta industrial. 2018. 55 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. João Monlevade, 2018.
Resumo: O trabalho apresenta a implantação de um sistema de controle de temperatura da água utilizando trocador de calor, alimentando por uma bomba de água, aplicado em uma planta industrial. O grande desafio encontrado foi a obtenção do modelo matemático do sistema, além dos testes para a identificação dos parâmetros do modelo no ambiente industrial, uma vez que o sistema não atinge o regime permanente quando recebe um degrau em malha aberta, devido a perturbações. Sendo assim, foram utilizados sinais pseudo-aleatórios como entrada do sistema, em malha aberta, para identificar os parâmetros do modelo utilizando o Método dos Mínimos Quadrados. Em seguida, por meio de métodos de sintonia de controladores, são calculados os ganhos proporcional, integral e derivativo para implementar um controlador PID em malha fechada, de modo que o sistema mantenha o valor de temperatura desejado.
Resumo em outra língua: The work presents the implementation of a water temperature control system using a heat exchanger, supplied by a pump water, applied to an industrial site. The main challenges in this work were to find the mathematical model of the system and perform all the tests to find the parameters of the industrial site, since the system does not reach the steady state operation with an step input in open-loop, due to disturbances. Therefore, pseudo-random signals were used as input to the open-loop system to identify the parameters of the model using the Least Square method. Next, by means of a controller tuning methods the proportional, integral and derivative gains are calculated to implement a closed-loop PID controller for the system to sustain the desired temperature value.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/845
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 19/03/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais, nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ImplantaçãoSistemaControle.pdf10,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons